Novo medicamento elimina sintomas da doença celíaca

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Novo medicamento elimina sintomas da doença celíaca
Biorreatores no interior dos quais bactérias produzem o novo medicamento.

Cientistas da Universidade de Viena, na Áustria, desenvolveram um medicamento capaz de aliviar ou mesmo eliminar completamente os sintomas da doença celíaca, uma hipersensibilidade que as pessoas tem ao glúten, proteína encontrada em cereais como trigo, cevada e centeio.

Os medicamentos encontrados até hoje podem interferir no sistema imunológico e provocar efeitos colaterais.

Por isso, em vez de desenvolver uma droga que interfira com o sistema imunológico, a equipe do professor Oliver Spadiut criou um remédio simples que ataca diretamente as moléculas do glúten para torná-las inofensivas ao organismo das pessoas sensíveis à substância.

Isso torna o processo de aprovação muito mais simples, o que significa que o produto deve estar disponível nas farmácias em dois ou três anos.

“Nossos corpos produzem anticorpos que se encaixam precisamente nos antígenos invasores, assim como uma chave em uma fechadura. Essa resposta imune torna esses antígenos inofensivos,” explica Spadiut.

“Se um novo fragmento de anticorpo é encontrado e produzido que se liga à molécula de glúten invasora e a bloqueia sem ativar o sistema imunológico, os sintomas da doença celíaca podem ser suprimidos.”

Como

Para fazer isso, a equipe reprogramou geneticamente algumas bactérias para que elas produzam exatamente o fragmento de anticorpo desejado.

“Isso demorou um bocado de tempo, mas agora desenvolvemos um processo que pode ser facilmente reproduzido, pode ser ampliado para aplicação industrial e oferece um rendimento muito bom do produto desejado,” disse o pesquisador.

O projeto foi financiado pela SCIOTEC Diagnostic Technologies GmbH, que deverá colocar o novo produto médico no mercado.

Com informações do Diário da Saúde