Casca de Jabuticaba previne contra diabetes e gordura no fígado

Pesquisadores da Unicamp, a Universidade de Campinas, descobriram que o extrato da casca da jabuticaba é capaz de prevenir o pré-diabetes e o acúmulo de gordura no fígado. E faz bem ainda para quem passou da meia-idade.
As análises químicas do extrato demonstraram que ele tem alto teor de compostos fenólicos, como as antocianinas, presentes também no vinho tinto, com efeitos positivos no metabolismo da gente.
“Observamos que a ingestão do extrato da casca da jabuticaba por camundongos envelhecidos, submetidos a uma dieta com alto teor de gordura, também causou a diminuição no ganho de peso e do aumento de gordura no sangue (dislipidemia)”.
Também causou a diminuição da hiperglicemia, o excesso de glicose no sangue e melhorou o HDL que é o colesterol bom dos animais, entre outros benefícios,” afirmou Valéria Helena Quitete, coordenadora do projeto no Instituto de Biologia da Universidade.
O extrato da casca da fruta nativa da Mata Atlântica apresentou grande concentração de compostos bioativos – substâncias que ocorrem naturalmente em alimentos e que interferem positivamente no metabolismo, mas que não são nutricionalmente necessárias.
“Conseguimos desenvolver um método que permite obter uma grande quantidade de compostos bioativos da casca de jabuticaba em um baixo volume de extrato,” disse a pesquisadora Celina de Almeida Lamas.
Anti-envelhecimento
Os pesquisadores fizeram um experimento com camundongos em processo de envelhecimento para avaliar o limite da dose de extrato da casca de jabuticaba que pode ser consumida para promover os efeitos benéficos desejados e se uma dose alta do composto amplificaria os efeitos.
O envelhecimento está diretamente associado à redução da capacidade metabólica e alterações do metabolismo hepático, glicídico e lipídico. Durante o envelhecimento há uma deficiência de controle do nível de glicose no sangue, um aumento da deposição de triglicerídeos no fígado e desequilíbrio hormonal.
Além disso, é comum os idosos apresentarem dislipidemia, hiperinsulinemia, diabetes e doenças cardiovasculares.
Para potencializar esses efeitos danosos do processo de envelhecimento, os pesquisadores ofereceram aos camundongos uma dieta rica em gordura (lipídeos), capaz de promover ganho de peso, aumentar a gordura no fígado, estimular a dislipidemia e aumentar os níveis de glicose.
A dieta possuía cinco vezes mais lipídeos do que uma dieta normal, suficiente para que os animais desenvolverem pré-diabetes e alterações hepáticas em apenas 60 dias.
Em todas as doses do extrato da casca de jabuticaba que foram testadas, o composto foi capaz de impedir o ganho de peso, diminuir o processo inflamatório e reduzir a hiperglicemia e a dislipidemia – o que preveniu o pré-diabetes.
Com informações do Diário da Saúde
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Tratamento para linfoma de Hodgkin é aprovado pela Anvisa: reduz risco de morte em 60%
Spray nasal contra demência reverte envelhecimento do cérebro em ratos; dizem cientistas
Nova tecnologia detecta câncer de pâncreas 3 anos antes do diagnóstico
Anvisa autoriza o uso do Mounjaro para diabetes tipo 2 em crianças
Anvisa autoriza produção da vacina brasileira contra chikungunya: Butantan
Cozinhar pode reduzir risco de demência em 30% em idosos, revela novo estudo
Michael Jackson sobe ao topo e é o mais ouvido do mundo no Spotify, após o filme
Desenrola 2.0: veja bancos que começaram a renegociar dívidas com desconto
Mega-Sena: sortudo que ganhou R$ 127 milhões sozinho demorou para sacar e perdeu R$ 100 mil
Sai ranking dos melhores azeites vendidos no Brasil; Top 10
Trump diz que Lula é “bom homem” e “um cara inteligente”, após reunião nos EUA; vídeo