Cadeirantes por um dia. Crianças se colocam no lugar da amiga em SP

Crianças de uma escola do interior de São Paulo são cadeirantes por um dia, para se colocar no lugar de uma amiguinha de classe.
A lição especial sobre inclusão e igualdade está sendo feita no Pré I da Emei Profª Lourdes Oliveira Mendes, no Jardim Pararangaba, em São José dos Campos.
A rotina escolar é vivida por 24 crianças, de 5 anos. A experiência propõe ao estudante se colocar no lugar do outro. A cada dia da semana, uma criança é convidada a realizar todas as atividades sobre uma cadeira de rodas. Desta forma lúdica, os alunos aprendem noções de respeito e empatia.
A ideia surgiu quando a professora da classe percebeu a vontade das crianças de se sentarem na cadeira de rodas da amiga Leiliany Pamplona, de 5 anos, portadora de paralisia cerebral e que possui restrições de mobilidade.
Dez alunos já participaram da atividade. “A escolha do aluno que será ‘Leiliany por um dia’ acontece por meio de um sorteio, a expectativa é grande e o momento sempre vira uma festa”, contou a professora Mônica Theresa de Lima.
Nota 10
Após vivenciar a experiências, os alunos participam de uma roda de conversa. Todos os relatos, fotos e até mesmo alguns apontamentos de estratégia para a coleguinha estão sendo catalogados.
“Eu gostei muito. Só não gostei de todos olhando para mim só porque eu estava na cadeira e também achei difícil segurar as coisas na mão, tudo caia, meu desenho saiu borrado”, disse Matheus Simplício Prado.
O aluno Davi Cavalcante classificou a hora do lanche como uma das partes mais difíceis. “Eu não gostei porque não consegui ir buscar minha comida sozinho na hora do lanche. Não gostei também na hora do parque. Eu queria correr fazendo bolinha de sabão e na cadeira não consegui”.
Nesta lição de inclusão, onde todos têm o direito de integrar e participar de seu ambiente sem sofrer qualquer tipo de discriminação ou preconceito, os 24 alunos Pré I da Emei Profº Lourdes Oliveira Mendes já garantiram nota 10.
“O respeito às diferenças já vem sendo trabalhado por essa turma desde o início do ano. Entre os brinquedos da escola, temos uma boneca cadeirante e um boneco no andador. O objetivo dessa ação é propor situações, problemas e reflexões contribuindo para um olhar mais humano por parte dos alunos e familiares”, explicou Luciana Mendes, orientadora pedagógica da escola.
Com informações da PrefeituraDeSJC
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Famosa e rica, Rayssa Leal se forma no Ensino Médio e agradece
Mãe de 53, que adiou o sonho para formar os filhos, recebe diploma de medicina das mãos deles
Idosa de 70 anos conclui TCC, reescreve a própria história de resistência e emociona a banca
Crianças “rasgam” expressões racistas e pedem respeito: Dia da Consciência Negra
Veja 8 ditados populares que falamos errado sem saber; vídeo
Pai de trigêmeas põe vestido para ensinar boas maneiras às filhas e diverte a web; vídeo
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal