Campus Party troca ingressos por lixo eletrônico: sustentável

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Campus Party troca ingressos por lixo eletrônico: sustentável
Campus Party 2019 - Foto: divulgação / MCTIC

A 12ª edição da Campus Party começou esta semana em São Paulo com duas boas novas: ajudar o meio ambiente e também o bolso dos visitantes.

O maior evento de tecnologia da América Latina agora permite que as pessoas troquem o valor do ingresso, de R$ 350, por lixo eletrônico – como computadores, celulares e equipamentos antigos.

A ideia deu tão certo que o MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – arrecadou meia tonelada de lixo eletrônico desde a abertura dos portões da Campus Party São Paulo, nesta quarta-feira, 13.

A campanha pretende despertar a atenção da sociedade para o reaproveitamento e o descarte correto de resíduos eletrônicos.

“No ano passado, juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a gente arrecadou mais de 50 toneladas de equipamentos e a ideia da Campus Party é ser cada vez mais um evento sustentável”, explicou o diretor-geral do evento, Tonico Novaes ao Jornal Nacional.

Como

Sustentável por que? É que boa parte dos componentes desses equipamentos usados, ou quebrados, pode ser reaproveitada para dar vida a outros aparelhos.

Por isso especialistas não gostam do termo “lixo eletrônico”. Eles preferem chamar de “resíduo eletrônico”, justificando que lixo é o que não presta mais. E no caso dos resíduos eletrônicos, dentro deles existem partículas de ouro, do cobre, da prata, isso apenas nas placas, fora o restante.

E em vez de tudo isso ir para aterros, contaminar o meio ambiente, os resíduos são reaproveitados para dar vida a equipamentos seminovos, que vão para instituições públicas e tem utilidade para pessoas carentes.

Metarreciclagem

Como faz no Distrito Federal, o ônibus da Metarreciclagem.

Ele percorre as cidades, recolhe o resíduo eletrônico, recicla e depois completa a sustentabilidade distribuindo esses novos equipamentos para quem precisa.

Veja como tudo isso acontece no vídeo do Momento Ambiental, parceiro do SóNotíciaBoa:

Youtube tumbnail video

Serviço

Campus Party 2019 – São Paulo
Quando: até 17 de fevereiro
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Ingressos: R$ 350 ou troca por lixo eletrônico
Detalhes aqui

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – Com informações do MCTIC, JN e MA

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube