Dois compostos do café podem combater Parkinson e demência

Dois compostos presentes no café podem combater a doença de Parkinson e a demência – doenças progressivas e atualmente incuráveis associadas à degeneração cerebral.
Um ácido graxo, chamado EHT e a cafeína, que estão na bebida, podem atuar juntos para uma proteção cerebral ainda maior.
A descoberta, feita por Maral Mouradian e seus colegas da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, sugere que esses dois compostos combinados podem se tornar uma opção terapêutica para retardar a degeneração cerebral.
Compostos combinados
Mouradian centrou sua atenção num derivado de ácido graxo do neurotransmissor serotonina, chamado EHT (Eicosanoil-5-hidroxitriptamida), encontrado no revestimento ceroso do grão de café.
Ele descobriu que o EHT protege os cérebros dos camundongos contra o acúmulo anormal de proteínas associadas à doença de Parkinson e à demência do corpo de Lewy.
A equipe se perguntou então se o EHT e a cafeína poderiam atuar juntos para uma proteção cerebral ainda maior. Eles então deram pequenas doses de cafeína ou EHT separadamente, ou os dois juntos, às cobaias.
Cada composto sozinho não foi eficaz, mas quando administrados em conjunto, eles aumentaram a atividade de um catalisador que ajuda a prevenir o acúmulo de proteínas prejudiciais no cérebro.
Isso sugere que a combinação de EHT e cafeína pode retardar ou interromper a progressão dessas doenças.
Os tratamentos atuais abordam apenas os sintomas da doença de Parkinson, mas não protegem contra a degeneração cerebral.
Mouradian ressalta que mais pesquisas serão necessárias para determinar a quantidade e a proporção adequadas de EHT e cafeína necessárias para o efeito protetor nas pessoas.
Outras pesquisas
Pesquisas anteriores mostraram que beber café pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Parkinson e Alzheimer.
Enquanto a cafeína tem sido tradicionalmente creditada como o agente de proteção especial do café, os grãos de café contêm mais de mil outros compostos que são menos conhecidos.
Uma pesquisa anterior descobriu que é o café como um todo, e não a cafeína, que faz bem para o fígado.
Com informações do Diário da Saúde
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Mulher com catatonia, que acordou após 20 anos do coma, teve alta e recuperou a memória
Vacina contra câncer reduz risco de morte e metástase em 50%, após 5 anos, revela estudo
Terapia brasileira reduz câncer em 87% e governo vai investir R$ 100 milhões na pesquisa
Novo tratamento contra câncer no sangue é aprovado na Europa e pode ser feito em casa
Lilly anuncia nova injeção em dose única que baixa colesterol em 66%; desliga o gene
Maca hospitalar por controle de voz criada por brasileiros ganha prêmio em Portugal
Mãe salva filho que ia ser atropelado por ônibus desgovernado: “por um triz”: vídeo
Hulk, do Fluminense, ajuda a desatolar carro de desconhecido preso em estrada de barro; vídeo
Mulher salva vizinho que teve ataque cardíaco de madrugada; filho dele pediu socorro
Gil do Vigor conclui PhD em Economia na Universidade de Davis e dedica à mãe; vídeo
Maqueiro herói entra em rio e salva criança autista que estava se afogando no RJ