Portugal vai punir diferenças salariais entre homens e mulheres

Na onda da Islândia, que criou uma lei para multar empresas que pagam menos às mulheres, Portugal também vai punir as diferenças salariais entre homens e mulheres.
Inspirado pela iniciativa, Portugal criou uma lei para corrigir a desigualdade de gênero.
A lei exige que as empresas paguem o mesmo valor a todos os seus funcionários que desempenham as mesmas funções, independentemente de seu sexo. A lei entrou em vigor no último dia 21 de março.
De acordo com a nova legislação portuguesa, os empregadores terão de provar que os salários de homens e mulheres são iguais.
A Autoridade para as Condições de Trabalho, ACT, pode realizar ações de inspeção para verificar se essas medidas estão sendo cumpridas.
As empresas que violarem essas condições serão multadas.
A partir de agosto deste ano, uma segunda fase da iniciativa permitirá que os trabalhadores, vítimas de diferenças salariais, solicitem um parecer da Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego.
Um estudo realizado em Portugal mostra que as mulheres ganham em média 18,3% menos que os homens, o que representa uma diferença de 225 euros mensais no orçamento feminino.
Um projeto em andamento nos dois países prevê outras medidas para promover igualdade de gênero aplicada pela Islândia.
#AprendeBrasil
Com informações do Nation
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Pílula contra menopausa acaba com calorão e suor noturno em 1 semana; aprovada no Reino Unido
Oscar 2026: veja quem são os 70 brasileiros que podem votar na premiação de Hollywood
Caminhoneiro ajuda avião em pane a pousar no meio da estrada: “vou cair”
Cachorrinha muito magra e triste, é resgatada à noite, adotada e fica linda; vídeo
Confirmado: Wagner Moura será um dos apresentadores do Oscar, neste domingo; veja os outros
Menino resolve cubo mágico em menos de 1 segundo e quebra recorde mundial; vídeo
Fotógrafo flagra árvore cheia de araras-azuis no Pantanal; vídeo
Leilões de imóveis para mulheres: Caixa tem lances a partir de R$ 52 mil
Festa inclusiva: jovens com Down se divertem em balada de Goiânia; vídeo
Superflorada volta ao Vale da Morte: acontece a cada 10 anos; vídeo