Dia histórico: cientistas divulgam primeira foto de um buraco negro

O buraco negro que era conhecido apenas por ilustrações acaba de ser revelado em foto, pela primeira vez na história da humanidade.
O anúncio foi explicado em uma conferência internacional, acompanhada ao vivo por diversos países, nesta quarta-feira, 10 de abril.
Centenas de cientistas e pesquisadores e oito telescópios participaram do trabalho para divulgação da imagem, além de ter sido fruto do sonho de Albert Einstein, há 100 anos.
O fenômeno invisível em que a força da gravidade exerce uma pressão que não deixa nada em volta escapar só era conhecido em ilustrações, concepções artísticas e simulações.
A transmissão ao vivo começou quando faltava 15 minutos para o anúncio da imagem.
O primeiro a falar foi Carlos Moedas, do European Research Council, que estava muito emocionado.
“Einstein não podia imaginar o que descobriu … Para tirar uma foto de algo que um homem sonhou há 100 anos, você precisa de pessoas de 40 países.Se há um grande momento para todos nós, é hoje”, afirmou.
“Mesmo uma criança sabe o que é um buraco negro, e a melhor descrição veio de uma criança — é apenas um buraco que você não pode preencher”, diz Luciano Rezzolla, da Goethe University Frankfurt. “Você pode se perguntar, como você sabe que é um buraco negro? A resposta é que combina muito bem com o que prevíamos na teoria.”
Eduardo Ros, da Universidade de Granada, subiu ao palco para contar como as observações foram feitas usando telescópios onde a atmosfera é muito fina e seca para evitar interferências atmosféricas. Então eles tiveram que prestar muita atenção ao clima e estar prontos para receber observações em curto prazo.
Os discos rígidos do telescópio da Antártida tiveram que ficar armazenados durante o inverno, porque um avião não podia entrar e sair facilmente para transportar os dados.
Depois, Monika Moscibrodzka da Radboud University explicou o que aprenderam ao longo de quatro dias de observação, em que o anel não mudou de tamanho e não foi embora.
“Isso significa que é provável que seja um objeto permanente. A mudança na luz do anel — mais brilhante na frente — indica rotação. A imagem ainda não está clara o suficiente para medir a rotação, mas sabemos que ela ocorre no sentido horário”, afirmou.
Com informações da Galileu
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Família convida bebê com pouco tempo de vida para férias na Disney
Sai ranking dos melhores países para se aposentar em 2026
Sai ranking das melhores chefs da América Latina; duas são brasileiras
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal
Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
NetFlix confirma: Caramelo bateu recorde histórico no top 10 global
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Hospital mostra como bebês prematuros cresceram e hoje estão lindos; vídeo