Encontrado grande reservatório de água congelada em Marte

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Encontrado grande reservatório de água congelada em Marte
Foto: reprodução rada Shallow

Pesquisadores descobriram um grande reservatório de água em Marte, que pode ser um dos maiores do planeta vermelho.

Um estudo de cientistas da Universidades do Texas, nos Estados Unidos, constatou a presença de expressivas camadas de gelo localizadas no pólo norte de Marte.

A pesquisa, publicada na Geophysical Research Letters, foi liderada pelo astrônomo Stefano Nerozzi e contou com a participação do pesquisador norte-americano Jack Holt.

A equipe fez a descoberta usando medidas coletadas pelo Radar Shallow, ou Sharad, a partir da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, MRO – equipamento da NASA lançado em 2015 para encontrar pontos de água em Marte.

O SHARAD emite ondas de radar que podem penetrar até 2,4 quilômetros abaixo da superfície marciana, e acabou encontrando várias camadas de areia e gelo a cerca de 1,6 km abaixo do pólo norte do planeta.

Essas camadas tinham 90% de água em alguns lugares, e acredita-se que sejam os remanescentes das antigas camadas de gelo polar. Caso essas camadas sejam derretidas, seria formado um oceano com profundidade de pelo menos 1,5 metro.

Os autores acreditam que as camadas se formaram quando o gelo se acumulou nos pólos durante as eras glaciais passadas em Marte.

Cada vez que o planeta aquecia, um remanescente das calotas polares ficava coberto por areia, o que protegia o gelo da radiação solar e impedia que o material fosse para a atmosfera.

“Não esperávamos encontrar tanto gelo de água aqui”, afirma Nerozzi em um comunicado. “Isso provavelmente torna o terceiro maior reservatório de água em Marte depois das calotas polares.”

A presença de gelo na superfície de Marte é uma das características que mais despertam a curiosidade dos cientistas.

O Planeta Vermelho contém esconderijos de água que poderiam nos dizer muito sobre sua história, além de ser fundamental caso os humanos decidam colonizar Marte do futuro.

Com informações da Galileu

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube