Ideia do saco de dormir feito com guarda-chuva velho se espalha: vídeo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ideia do saco de dormir feito com guarda-chuva velho se espalha: vídeo
Sandra Reti e o saco de dormir - Foto: reprodução / TVTem

A boa ideia de transformar guarda-chuva velho em saco de dormir para moradores em situação de rua, mostrada em 2018 aqui no SóNotíciaBoa, felizmente se espalhou. (veja como fazer no vídeo abaixo)

Em Bauru, no interior de São Paulo, a aposentada Sandra Reti, de 61 anos, aprendeu a fazer os sacos de dormir e criou uma campanha chamada “Guarda-Chuva Solidário”.

Ela recebe a matéria prima de doações, costura os sacos de dormir e outras voluntárias entregam aos moradores em situação de rua, nesses dias de baixas temperaturas.

Como o inverno começou na última sexta, 21, Sandra fez um apelo pelas redes sociais para receber doações de guarda-chuvas e sombrinhas usados para aumentar sua produção de sacos de dormir.

Ela produz sacos de dormir com material reciclado o ano todo, para distribuir nesta época.

“Sempre que tenho material, costuro. Bauru tem clima de deserto, e mesmo no calor as noites são frias. Mas agora, no inverno, não podemos perder tempo porque quem tem frio, tem pressa”, disse ao G1.

Sandra explica que os sacos de dormir feitos com os panos dos guarda-chuvas são eficientes no combate ao frio porque o tecido impermeável retém o calor corporal, além de também ajudar em situações de chuva e sereno.

Como fazer

Sandra Reti teve a ideia de fazer os sacos de dormir depois de ver o tutorial de Clara Gomes de Souza, de Nova Iguaçu (RJ), mostrado pelo SóNotíciaBoa. No vídeo ela ensina como a fazer os sacos de dormir.

Depois que aprendeu, Sandra passa suas horas vagas em frente à máquina de costura.

Ela explica que para fazer um saco de dormir são necessários quatro guarda-chuvas ou sobrinhas, que precisam ser do mesmo tamanho.

Após serem retiradas das armações, as coberturas, em forma de octógono, são lavadas e passadas.

Depois, são costuradas até formar um grande retângulo.

A aposentada leva 30 minutos para costurar um saco de dormir, que pode ser dobrado para virar um “rolinho” de 30 centímetros, o que facilita seu transporte pelas ruas.

Além de produzir os sacos de dormir, Sandra também passou a compartilhar o vídeo que a ensinou a fazer o utensílio.

Veja como fazer, no tutorial da artesã Clara Gomes de Souza:

Youtube tumbnail video

Com informações do G1 e SNB

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube