Cientistas criam protetor solar ecológico de cascas de caju

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas criam protetor solar ecológico de cascas de caju
Foto: Pixabay

A equipe de “químicos verdes” da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul e colegas de universidades na Alemanha, Malawi e Tanzânia descobriu uma maneira ecologicamente correta de produzir filtros solares usando cascas de castanha de caju, em vez de descartá-los como resíduos.

O grupo tem trabalhado em um processo químico chamado xilochemistry, ou química de madeira, para produzir compostos úteis a partir de resíduos vegetais não comestíveis de rápido crescimento.

Ao usar cascas de castanha de caju, a equipe produziu novos compostos aromáticos que mostram boa absorção de UVA e UVB, que podem ser aplicados para proteger humanos, assim como polímeros ou revestimentos, contra raios nocivos do sol.

A pesquisa acaba de ser publicada como artigo de capa do European Journal of Organic Chemistry .

Além de causar queimaduras solares, envelhecimento prematuro e o desenvolvimento de melanomas potencialmente letais em humanos e animais, os raios UV também são prejudiciais à maioria dos materiais.

Os efeitos levam à descoloração de corantes e pigmentos, intemperismo, amarelamento de plásticos, e a perda de brilho e propriedades mecânicas.

Como

Para atenuar os danos causados pelos raios UV, os filtros solares devem exibir uma alta absorção de UV dos raios UVA (na região variando de 315-400 nm) e raios UVB (280-315 nm).

Um composto orgânico conhecido como oxibenzona é um ingrediente comum que também foi adicionado aos plásticos para limitar a degradação por UV.

Mas a sua origem petroquímica é uma grande desvantagem devido ao efeito negativo nos ecossistemas aquáticos associados a uma baixa biodegradabilidade.

Como resultado, há uma crescente atenção dos órgãos reguladores e regulamentações mais rigorosas estão sendo aplicadas na produção de produtos de filtragem solar.

“Com as preocupações atuais sobre o uso de recursos fósseis para a síntese química de moléculas funcionais e o efeito dos atuais absorvedores de UV em protetores solares no ecossistema, procuramos encontrar uma maneira de produzir novos absorvedores de UV a partir do líquido da castanha de caju como comestível, bio recurso de carbono renovável ”, diz o professor Charles de Koning, da Faculdade de Química de Wits e principal autor do artigo.

“As cascas de castanha de caju são um resíduo na comunidade de produtores de cajus, especialmente na Tanzânia, então encontrar uma maneira útil e sustentável de usar esses resíduos pode levar a maneiras completamente novas e ecológicas de fazer as coisas.”

A equipe já apresentou um pedido de patente para comercializar o processo na África do Sul.

Com informações do GNN

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube