Luiza: a 1ª relações públicas com Down formada no Brasil

A mineira Luísa de Souza Rocha, de 25 anos, é primeira estudante com síndrome de Down formada em relações públicas no Brasil, de acordo com o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas de Minas.
A formatura, em agosto, em Belo Horizonte, foi forrada de aplausos de colegas e familiares. Agora ela encabeça o projeto Bagaceira, para estimular outros jovens com Down a terem mais autonomia.
A aluna aplicada garante que estuda muito e, para o futuro, pretende se qualificar ainda mais.
“Quero também dar aulas. Meu professor falava que eu tenho que ensinar também”, disse ao G1.
Durante o curso, Luísa, que trabalhava numa rede de supermercados desde 2015, deixou o emprego para fazer estágio na área de atuação, dentro da própria faculdade. Descobriu a área em que gostaria de atuar. “Gosto da parte de eventos e de jornalismo”, contou.
Desafios
Marisa descobriu que a filha tinha síndrome de Down duas horas após o seu nascimento.
A mãe não mediu esforços para que Luisa tivesse a vida com mais autonomia.
A menina tinha atendimentos de terapia ocupacional, psicólogos e fonoaudiólogo pela manhã, escola à tarde e atividades esportivas à noite. “Nunca me senti cansada. Nunca quis parar”, disse a jovem.
Para a mãe, esta foi uma forma de estimular o desenvolvimento da filha. “Sou uma mãe que via a questão da síndrome de Down de outro lado. Acho que tem é que ‘empurrar’ mesmo. Sempre tive muita esperança de que minha filha seria assim”, contou Marisa.
Luísa adora falar sobre sua independência: sai sozinha com os amigos, “curte uma balada” e toma “cervejinha de vez em quando”, mas ainda “não namora”.
Projeto Bagaceira
O apoio que recebeu da família virou estímulo para que a jovem criasse o Projeto Bagaceira.
Uma vez por mês, ela leva outros jovens com síndrome de down para bares e “noitadas” pra que os amigos também desenvolvam maior autonomia nas atividades do dia-a-dia.
“Eu saio muito. Levo meus amigos junto”, contou Luísa, que ainda disse ser blogueira e ter mais de três mil seguidores nas redes sociais.
Com informações do G1
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Sisu dá nova chance e disponibiliza mais vagas: a lista de consulta está aberta
Idosa de 90 anos entra na escola e conta por que tem vergonha de ser analfabeta; vídeo
Menina brasileira de 11 anos já leu 150 livros. O irmão de 7 anos, 90 livros; vídeo
Enem prorroga prazo de inscrição para o dia 12 de junho; veja como se inscrever
Sai ranking das melhores universidades do mundo: 52 são brasileiras
Maca hospitalar por controle de voz criada por brasileiros ganha prêmio em Portugal
Pesquisa revela os artistas e desportistas que dão mais orgulho ao povo brasileiro
Novo tratamento contra câncer no sangue é aprovado na Europa e pode ser feito em casa
Primeiro atleta com Down conclui outro Ironman e inspira o mundo; vídeo
Menino de 12 anos ensina como faz terços para levar esperança a crianças internadas; vídeo
Filhotes de boto-cinza nascem na Baia de Guanabara e renovam esperança: “são lindos”
Bilionário compra fazenda por US$ 10 milhões para salvar animais ameaçados e a floresta