Engenheiro cria gel que adere à mata e previne incêndios florestais

Um engenheiro da Univerdade de Stanford, nos EUA, criou um gel para prevenir incêndios florestais.
O fluido adere à vegetação e a mantém segura por meses. O spray poderia ser usado para reduzir a quantidade de incêndios nas florestas, que vem ocorrendo cada vez mais com maior frequência em várias partes do mundo.
“Isso tem o potencial de tornar a luta contra os incêndios florestais muito mais proativa do que reativa”, disse o cientista e engenheiro de materiais Eric Appel, na pesquisa publicada na Science Daily.
Como
“O que fazemos agora é monitorar as áreas propensas a incêndios florestais, esperar que os incêndios comecem e depois correr para apagá-los.”
Hoje, quando os bombeiros vão no local de incêndios ativos, eles usam retardadores como o polifosfato de amônio sal inorgânico, ou APP, que cria água quando queimado. Essas soluções funcionam apenas no curto prazo, porque perdem a eficácia quando a água retida evapora. E na maioria dos incêndios florestais, isso pode acontecer em menos de uma hora.
O novo gel é um veículo adesivo e resistente ao fogo para esses retardadores químicos.
Feito principalmente de material vegetal, o material é baseado em celulose, o que significa que adere à vegetação durante a chuva, vento ou sol.
Além disso, os inventores dizem que também não é tóxico e pode ser pulverizado com segurança no meio ambiente usando equipamentos agrícolas ou aeronaves.
Testes
Até agora, o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire) fez testes em grama.
Foi constatado que o spray fornece proteção completa contra incêndio, mesmo após fortes chuvas.
Outros retardadores comerciais comparados forneceram pouca ou nenhuma proteção.
“Não temos uma ferramenta comparável a isso”, diz Alan Peters, chefe da divisão CalFire que supervisionou alguns dos testes.
“Tem o potencial de reduzir definitivamente o número de incêndios”.
Isso pode ser usado para evitar incêndios, em doses muito maiores e também para interromper um incêndio, da mesma maneira que os retardadores de fogo são atualmente pulverizados nas queimadas.
A tendência é que os incêndios florestais em todo o mundo se tornem mais intensos e frequentes, à medida em que a mudança climática piora e nossos métodos de gestão são atualmente bastante limitados.
Novas invenções e técnicas são necessárias e os pesquisadores agora estão trabalhando no estado da Califórnia para testar esse gel em áreas arborizadas, que causam dezenas de incêndios na região todo ano.
Com informações do Nation e PNAS
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Novo remédio para crianças com epilepsia resistente passa nos testes em humanos
Trailer da série ‘Harry Potter’ quebra recorde de reproduções em apenas 48 horas; mais de 270 milhões de visualizações
Bombeiros encontram 4 gatinhos quase sem vida em incêndio e o melhor acontece
Pinguins entram em lar para idosos e fazem a alegria de vovôs e vovós; fotos emocionantes
Idosa libanesa salva 40 gatos dos ataques israelenses: “abandonaria seus filhos?”, vídeo
Cidade monta cabanas baratas para ajudar pessoas que vivem nas ruas
Paciente em cuidados paliativos ganha aniversário em hospital de Goiânia
Idoso de 93 anos completa maratona e ganha aplausos ao cruzar linha de chegada