Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos

Dois alunos de uma escola pública de Guararapes, no interior de São Paulo, usaram sucata e criaram um carregador de celular movido a energia solar.
Bruno Henrique Muniz Meira e Gabriel Guimarães Prates, ambos com 13 anos, estudam no 8º ano da Escola Estadual João Arruda Brasil.
A invenção veio durante a disciplina de designer de produtos sustentáveis e foi selecionada como finalista na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FECEESP).
“Foi proposto aos alunos que eles trouxessem um tema sustentável para ajudar o meio ambiente. Então, surgiu a ideia de fazer o carregador fotovoltaico”, disse ao G1 a professora e a orientadora do projeto, Ana Paula de Souza Rubbo.
A ideia era fazer com que os alunos pensassem em construir algum objeto com foco na sustentabilidade.
Sucata
Depois de ter a ideia aprovada, os estudantes começaram a procurar por peças eletrônicas que seriam jogadas no lixo em empresas do município.
“Nós pesquisamos se teria como fazer um circuito elétrico utilizando energia solar. No começo, nós utilizamos as placas compradas, mas depois fizemos um inteiro de sucata”, afirmou Gabriel Guimarães.
Como
O carregador foi construído com um circuito elétrico interligado por seis placas.
A tensão de 6 volts é capaz de carregar totalmente um celular em quatro horas.
“As seis placas vão pegar a energia do sol e vão passar para todo o sistema. Esse sistema vai gerar energia que vai passar pelo celular e carregar ele”, disse Bruno Henrique.
Os jovens estudantes estão preocupados com a poluição causada pelo lixo eletrônico, descartado sem cuidado.
“Para esse projeto, nós pensamos na sociedade através de dois problemas que, não só acontecem na nossa cidade, mas no mundo inteiro. O primeiro é a questão do lixo eletrônico, que afeta demais a natureza e nós humanos. A segunda é a energia não renovável e renovável”, concluiu Bruno Henrique.
Com informações do G1
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
Conheça Giullia, a primeira aluna preta e surda na Engenharia de Produção da UFF: representatividade
Menino brasileiro ganha ouro em olimpíada internacional de matemática e leva prêmio especial; veja
Jovem quilombola se forma em Nutrição ao som de Racionais MC’s e emociona a turma; vídeo
Primeira promotora trans do Brasil toma posse e faz história no Amazonas: vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo