Brasileiros criam leite humano em pó e ganham prêmio internacional

Pesquisadores brasileiros criaram um leite humano em pó com a mesma qualidade, sabor, propriedades nutritivas, biológicas e com prazo de validade maior.
A pesquisa ganhou o primeiro lugar na 19ª edição do Prêmio Péter Murányi, que incentiva descobertas ou progressos científicos mundiais em relação à saúde, alimentação, educação ou desenvolvimento tecnológico, que beneficiem o desenvolvimento e bem estar das pessoas.
O leite em pó humano foi desenvolvido no programa de Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A pesquisa, feita pelos pesquisadores Vanessa Bueno Javera Castanheira e Jesuí Vergílio Visentainer, estuda a conversão do leite pasteurizado em pó.
O prêmio aos dois pesquisadores da UEM será entregue no dia 28 de abril, em São Paulo.
Como
A pesquisa funciona em dois processos: liofilização e atomização
Na liofilização ocorre um processo de desidratação, onde o leite é congelado sob vácuo e o gelo formado é sublimado, podendo durar até 30 anos. No geral, é utilizado em alimentos que apresentam um alto teor de água.
O processo atomização consiste em submeter o leite a uma corrente controlada de ar quente. O calor pulveriza o produto dentro de uma câmara, o que provoca a evaporação dos solventes, em geral água, que separa de maneira ultra-rápida os sólidos e solúveis.
Bancos de leite
Os pesquisadores acreditam que o produto em pó tem condições de atender à demanda reprimida dos bancos de leite materno, que trabalham com o produto pasteurizado e congelado – e vivem com problema de falta de estoque.
Isso permitiria aumentar o número de bebês de até seis meses de idade que se alimentariam com leite materno e não fórmulas infantis.
A presidente da Fundação Péter Murányi, Vera Murányi Kiss, promotora do prêmio, afirma que o leite humano em pó pode ser uma opção clínica e social na manutenção e ampliação do aleitamento materno.
Com informações da Fundação Péter Murányi e MaringáPost
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no:

Mil sessões gratuitas de terapia durante o Setembro Amarelo, na Conexa; veja como conseguir
Sai ranking dos melhores hotéis do mundo em 2026: Brasil tem dois na lista
Golden entra sozinha no carro de casal que sonhava ter um cachorro e é adotada; vídeo
Mega-Sena: bolão de 9 cotas leva R$ 101,9 milhões; quanto cada um vai receber
Capitão dos Bombeiros leva “banho” de mangueira de surpresa no próprio casamento em GO; vídeo
Ministra Cármen Lúcia recebe 12 buquês de flores de juízas: “A senhora não está sozinha”
Crianças surpreendem Rema cantando “Calm Down” e cantor não segura a emoção; vídeo
Motoristas e motociclista resgatam idosa de 89 anos perdida na Linha Vermelha, no Rio; vídeo
Motoboy que salvou menina do ataque de abelhas ganha carro novo e moto; vídeo
Protetora resgata cachorrinha grávida abandonada em avenida e acompanha gestação; vídeo
Após 2 transplantes de fígado, pai conhece clínica da filha de surpresa e os dois choram; vídeo