Energia solar vai iluminar escolas, postos e metrô de Fortaleza

Fortaleza, cidade abençoada pelo sol, vai aproveitar a energia solar para abastecer escolas, postos e saúde e o Metrô da cidade.
Energia limpa que vai economizar pelo menos 10% nos gastos com energia elétrica dos locais onde as placas fotovoltaicas serão instaladas.
A ordem de serviço para compra, montagem e instalação de placas já foi assinada. O prazo para instalação é de 1 ano. O investimento é de R$1,6 milhão.
Ao todo, serão 975 placas solares utilizadas no projeto a ser executado pelo Consórcio Solar-For, com recursos do Tesouro Estadual do Ceará e da Caixa Econômica Federal.
O excedente de energia gerado pelo projeto será injetado na rede elétrica e revertido em créditos para o metrô de Fortaleza.
História
Em novembro, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projetos de lei que definem a parceria público-privada para a “implantação, gestão, operação e manutenção da geração de energia” através de placas solares para a sua rede de escolas e unidades de saúde.
As propostas garantem a concessão do serviço por 25 anos, tempo de vida útil da tecnologia fotovoltaica e igual a de um painel solar residencial.
Economia
Segundo a prefeitura, o projeto vai garantir uma redução mensal de 10% no valor gasto com a energia elétrica para esses empreendimentos e que, ao final do período, pode chegar a R$2,8 milhões.
A empresa escolhida ficará responsável pela instalação dos painéis, que poderão ser fixados direto nos empreendimentos ou em usinas externas e também pela troca de lâmpadas e outros equipamentos para uma maior eficiência energética.
O abundante luz do sol de Fortaleza também será a nova fonte de energia de quatro estações da linha azul do metrô da cidade, entre elas a Juscelino Kubitschek (JK) e Padre Cícero.
Com informações da CâmaraDeCultura
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no:

Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
CNH vai ficar 80% mais barata sem autoescola; veja como tirar após a mudança aprovada
Já montou sua árvore de Natal? O dia passou, mas ainda dá tempo
Sai ranking das 100 melhores comidas brasileiras
Veja como bloquear ligações de telemarketing para sempre no seu celular
Brasília tem a maior expectativa de vida do Brasil: quase 80 anos, diz IBGE
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal