Energia solar vai iluminar escolas, postos e metrô de Fortaleza

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Energia solar vai iluminar escolas, postos e metrô de Fortaleza
Fortaleza - Foto: divulgação

Fortaleza, cidade abençoada pelo sol, vai aproveitar a energia solar para abastecer escolas, postos e saúde e o Metrô da cidade.

Energia limpa que vai economizar pelo menos 10% nos gastos com energia elétrica dos locais onde as placas fotovoltaicas serão instaladas.

A ordem de serviço para compra, montagem e instalação de placas já foi assinada. O prazo para instalação é de 1 ano. O investimento é de R$1,6 milhão.

Ao todo, serão 975 placas solares utilizadas no projeto a ser executado pelo Consórcio Solar-For, com recursos do Tesouro Estadual do Ceará e da Caixa Econômica Federal.

O excedente de energia gerado pelo projeto será injetado na rede elétrica e revertido em créditos para o metrô de Fortaleza.

História

Em novembro, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projetos de lei que definem a parceria público-privada para a “implantação, gestão, operação e manutenção da geração de energia” através de placas solares para a sua rede de escolas e unidades de saúde.

As propostas garantem a concessão do serviço por 25 anos, tempo de vida útil da tecnologia fotovoltaica e igual a de um painel solar residencial.

Economia

Segundo a prefeitura, o projeto vai garantir uma redução mensal de 10% no valor gasto com a energia elétrica para esses empreendimentos e que, ao final do período, pode chegar a R$2,8 milhões.

A empresa escolhida ficará responsável pela instalação dos painéis, que poderão ser fixados direto nos empreendimentos ou em usinas externas e também pela troca de lâmpadas e outros equipamentos para uma maior eficiência energética.

O abundante luz do sol de Fortaleza também será a nova fonte de energia de quatro estações da linha azul do metrô da cidade, entre elas a Juscelino Kubitschek (JK) e Padre Cícero.

Com informações da CâmaraDeCultura

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: