Finlândia é eleita país mais feliz do mundo pela 3ª vez: ranking

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Finlândia é eleita país mais feliz do mundo pela 3ª vez: ranking
Foto: Divulgação

A Finlândia foi nomeada o país mais feliz do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, desta vez, sem comemoração por causa do coronavírus.

A publicação do “World Happiness Report 2020” coincide com o Dia Internacional da Felicidade, estabelecido pela ONU e celebrado todo dia 20 de março, que também foi ofuscado pelo medo da pandemia.

O Relatório Mundial de Felicidade das Nações Unidas, divulgado na última sexta, 20, mostra que depois da Finlândia aparecem no ranking a Dinamarca, Suíça, Islândia e Noruega, curiosamente, todos países escandinavos, de onde se originou a civilização viking.  (veja a lista abaixo)

Os países mais felizes estão classificados em seis variáveis de bem-estar: renda, liberdade, confiança, expectativa de vida saudável, apoio social e generosidade.

A classificação veio de uma análise de dados de pesquisas em 156 países, incluindo a Gallup World Poll.

Brasil

Brasil aparece lá embaixo na lista: ocupa o 32º lugar e manteve a mesma posição de 2019, não subiu nem desceu.

O primeiro país iberoamericano a aparecer na lista é a Costa Rica, ocupando a posição 15. Depois, o México, em 24º lugar, e Uruguai (26º). A Espanha está em 28º, na frente da Guatemala. O Chile vem em 39º.

Sudão do Sul e Afeganistão, ambos países em guerra, encerram a lista, como os piores colocados no ranking da felicidade.

Pandemia

O professor finlandês de história e educação cívica Ville Jäättelä não acha que o governo da Finlândia seja perfeito, mas o morador de Tampere disse que confia no atual governo para fazer o melhor possível durante esta crise do coronavírus.

“Talvez, em retrospecto, possamos encontrar algumas coisas que deveriam ter sido feitas antes ou depois ou deixadas por fazer”, disse ele.

E a quarentena terá que ser respeita lá, como em qualquer outra parte do mundo.

“As principais medidas nas próximas semanas serão distanciamento social, auto-isolamento, quarentena, abrigo e outras medidas para encerrar, deliberada e sistematicamente – se bem feito – partes essenciais da vida social e econômica”, disse o co-autor do relatório Jeffrey Sachs, professor de economia e diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Columbia.

Por outro lado, a situação nos Estados Unidos – que ocupa a 18ª posição no Relatório Mundial de Felicidade – “é caótica”, afirmou.

“Nesse caso, reflete baixa confiança do governo e baixo desempenho e expectativas do governo por parte do público. Estamos totalmente despreparados.”

Ranking dos 10 países mais felizes do mundo

1. Finlândia
2. Dinamarca
3. Suíça
4. Islândia
5. Noruega
6. Holanda
7. Suécia
8. Nova Zelândia
9. Áustria
10. Luxemburgo

Com informações da CNN e CorreioBraziliense

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: