15 alimentos que aumentam a imunidade: coronavírus

Suco de limão - Foto: Ulrike Leone/ PixabaySuco de limão - Foto: Ulrike Leone/ Pixabay

Manter a higienização das mãos e evitar contato com outras pessoas é tão importante quanto manter o corpo forte durante essa quarentena do coronavírus. E dá para aumentar a imunidade de forma simples: incluindo alimentos saudáveis nas refeições.

Eles não previnem infecções virais, nem curam a doença, mas ajudam fortalecer o sistema imunológico e preparam o corpo para enfrentar inimigos invisíveis.

É preciso entender que “o vírus depende de um hospedeiro para sobreviver e iniciar o processo de multiplicação. Ou seja, o vírus depende do organismo humano para se desenvolver. Por isso, fortalecer a imunidade é tão importante nesse momento de crise”, disse o nutricionista Samuel Barros em entrevista ao SóNotíciaBoa.

Inclua na alimentação

  1. Frutas com vitamina C (laranja, limão, kiwi, acerola…)
  2. Verduras escuras como couve, brócolis e espinafre
  3. Iogurte sem açúcar
  4. Mix de castanhas
  5. Geleia real
  6. Própolis
  7. Alho
  8. Gengibre
  9. Açafrão
  10. Curry
  11. Cravo
  12. Canela
  13. Páprica
  14. Cominho
  15. Pimenta do reino

Sobre os temperos acima, ele esclarece:

“É sempre bom inserir na dieta esse tipo de especiaria. E lembrando que essas recomendações valem não apenas para o Covid-19″, alerta.

“A couve é uma verdura que deve se valorizada e utilizada para potencializar essa corrida em busca de se proteger contra o Covid-19. A planta é rica em ferro, ácido fólico e fibras, sendo boa para desintoxicar o corpo e regular o intestino”, afirma o nutricionista.

E explica sobre a importância de comer frutas.

“Ingerir alimentos ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos podem auxiliar no combate aos vírus e bactérias indesejadas ao organismo. Lembrar das frutas e vegetais nesse momento é importante… suco de laranja também pode ser adicionado às refeições, já que possui vitamina C, que é indispensável para fortalecer a imunidade”, orienta.

Uma dica é tomar um suco de limão pela manhã e um suco de laranja à tarde.

Cuidados

  • Evite remédios que baixam a imunidade como cortisona, antibióticos, xaropes e anti-inflamatórios
  • Não faça dietas com restrições calóricas severas
  • Evite alimentos processados
  • Evite alimentos com excesso de açúcar.

Samuel Barros diz que é bom evitar alimentos processados e pede para “controlar os excessos de alimentos que possam prejudicar a saúde intestinal, como os processados, industrializados e principalmente o excesso de açúcar”.

Receita fácil

O nutricionista conta que é possível fazer uma dieta balanceada com alimentos disponíveis em qualquer supermercado e indica para o lanche da tarde, por exemplo, um mix de iogurte com frutas, castanhas e aveia.

Os ingredientes são:

  • iogurte natural sem açúcar, (rico em probióticos, ajuda na saúde intestinal)
  • mix de castanhas
  • frutas da sua preferência (kiwi, mamão…)
  • aveia

Modo de preparo:

Coloque o iogurte em um recipiente, despeje de uma a duas colheres de aveia, que é rica em zinco – nutriente essencial para o sistema imunológico. Depois adicione uma fruta, que pode ser kiwi ou mamão e finalize com um mix de castanhas. Pronto!

Iogurte com aveia e kiwi - Foto: divulgação

Iogurte com aveia e kiwi – Foto: Notoria Midia

Samuel Barros, nutricionista - Foto: Notoria Midia

Samuel Barros, nutricionista – Foto: Notoria Midia

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa 

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