Cientistas recomendam vitamina D a doentes com coronavírus na Itália

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cientistas recomendam vitamina D a doentes com coronavírus na Itália
Alimentos ricos em vitamina D - Foto: reprodução

Um estudo da Universidade de Turim, divulgado esta semana, descobriu que boa parte dos internados pelo covid-19 em Turim, na Itália, tinha carência de vitamina D. Com base nesses dados, os cientistas recomendaram que a população doente tome vitamina D, não para curar, mas para aumentar a imunidade e ajudar a reduzir problemas respiratórios causados pela pandemia. (veja cuidados abaixo)

Lembrando que existem vários alimentos ricos em vitamina D, mas o sol é sem dúvida a melhor fonte, além de ser de graça.

Na análise, seguindo recomendações da Associação Dietética Britânica, os autores sugerem aos médicos, “garantir níveis adequados de vitamina D na população”,  sobretudo naqueles já infectados, em seus familiares, nos profissionais de saúde, em idosos frágeis, nos hóspedes das residências assistenciais, nas pessoas em regime de clausura e em todos aqueles que, por várias razões, não se expõem adequadamente à luz do sol”.

“A compensação por essa ampla deficiência de vitamina D pode ser alcançada principalmente pela exposição à luz solar, tanto quanto possível, mesmo em varandas e terraços, alimentando-se de alimentos ricos em vitamina D e, sob supervisão médica, tomando medicamentos específicos “, afirmam os pesquisadores. (veja abaixo alimentos ricos em vitamina D).

O estudo dos professores de Geriatria, Giancarlo Isaia e Histologia, Enzo Medico, foi submetido aos membros da Academia de Medicina de Turim, que consideraram os primeiros resultados “muito interessantes”.

Injeção de Vitamina D

Eles também indicam a administração de vitamina D, calcitriol, por via intravenosa, em pacientes com coronavírus que estejam com função respiratória comprometida.

“Essas indicações derivam de inúmeras evidências científicas que demonstraram um papel ativo da vitamina D na modulação do sistema imunológico, a associação frequente da hipovitaminose D com inúmeras patologias crônicas que podem reduzir a expectativa de vida em idosos”, escreveram os professores.

E completaram: “Ainda mais no caso da infecção por Covid-19, um efeito da vitamina D na redução do risco de infecções respiratórias de origem viral, incluindo aquelas causadas por coronavírus e a capacidade da vitamina D de neutralizar os danos pulmonares causados pela hiperinflamação”, concluíram.

Alimentos ricos em vitamina D

As principais fontes alimentares de vitamina D são:

  • carnes
  • peixes
  • frutos do mar – como salmão, sardinha e mariscos
  • ovos
  • leite
  • fígado
  • queijos e
  • cogumelos

Em 2017 mostramos aqui no SóNotíciaBoa que Vitamina D reduz ataques de asma e problemas respiratórios. Na época, pesquisadores da Queen Mary University, na Inglaterra, descobriram que consumir suplementos de vitamina D faz com que pessoas reduzam as idas ao hospital por insuficiência respiratória.

Cuidados

Mas não vá se encher de suplementos porque o excesso de vitamina D pode ser tóxico, sobrecarregar as artérias e os rins e elevar a deposição de cálcio no organismo.

O ideal é ficar exposto ao sol durante 20 minutos por dia – pode ser na sacada, pra não precisar sair de casa. Isso é suficiente para as necessidades diárias do ser humano. E o melhor: é grátis!

Com informações do La Repubblica e SnB

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: