Vovó de 84 passa 8 horas por dia costurando máscaras pra hospitais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vovó de 84 passa 8 horas por dia costurando máscaras pra hospitais
Foto: reprodução Facebook|Foto: reprodução Facebook|

Uma vovó de 84 anos passa 8 horas por dia costurando máscaras para profissionais de saúde de hospitais, em meio a pandemia de coronavírus, na Espanha. Aqui no Brasil uma senhora de 87 anos está fazendo o mesmo desde a semana passada. (veja abaixo)

A espanhola Margarita Gil Baro, de Cádiz, consegue costurar 50 máscaras diariamente usando sua máquina de costura em casa.

Ela faz isso voluntariamente, mostrando um dos muitos atos de bondade que as pessoas em todo o mundo estão fazendo para ajudar.

Numa foto compartilhada por Margarita no Facebook , ela parece focada e paciente enquanto costura com cuidado.

À sua esquerda, há uma pilha de máscaras faciais que ela já fez.

Ela começa seu trabalho todos os dias pontualmente às 10h30.

O filho contou que ouviu da mãe: “Eu não posso ficar olhando enquanto isso (crise) acontece. Há cada vez mais pessoas que adoecem e outras que morrem. Eu vou fazer máscaras.”

Margarita disse que teve a ideia enquanto assistia na TV como os médicos tinham falta de máscaras faciais – e pensou que, em casa, com tempo livre, poderia ajudar.

Brasileira

Aqui no Brasil uma idosa ainda mais velha, de 87 anos, faz a mesma coisa no Maranhão. Só que as máscaras que ela costura em casa são doadas para vizinhos que também estão no grupo de risco da doença – entre eles idosos, hipertensos e diabéticos.

Dona Bernarda Costa é de Santa Quitéria, município a 350 km da capital São Luís.

Ela conta que se sensibilizou com a falta de máscaras no mercado e resolveu dedicar o talento que tem na costura para ajudar a combater o vírus.

A maranhense confecciona as máscaras costurando em TNT e depois coloca os elásticos.

Cuidado

É importante ressaltar que as máscaras de profissionais da saúde precisam ser esterilizadas e ter um filtro, mesmo aquelas que são fabricas em TNT.

O médico infectologista Francisco Ivanildo Oliveira Júnior alerta que as máscaras caseiras podem não ser tão eficazes para prevenção ao coronavírus.

“Sobre máscaras improvisadas, e temos visto muitos tutoriais delas na internet, elas não funcionam. Quando a pessoa começa a respirar dentro daquela máscara, ou principalmente falar, ela vai ficar úmida rapidamente e vai perder a eficácia. Nem papel, tecido ou qualquer outra forma improvisada”, disse em entrevista ao Bem Estar.

Dona Bernarda Costa - Foto: arquivo pessoal

Dona Bernarda Costa – Foto: arquivo pessoal

Com informações do Mirror e G1

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: