Começa a cair número de mortos por dia na Itália e Espanha: coronavírus

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Começa a cair número de mortos por dia na Itália e Espanha: coronavírus
Socorro médico na Espanha - Foto: Xaume Olleros / Getty Images

Neste sábado, 4, a quantidade de infectados nas UTIs da Itália caiu pela primeira vez. Na Espanha, o número de mortos por Covid-19 também teve queda pelo segundo dia consecutivo.

Doentes e mortos não são notícia boa, claro, mas é um alívio a sinalização de que a doença estaria dando uma pequena trégua nesses dois países da Europa, desde que o novo coronavírus se alastrou, há mais de um mês nessas regiões.

Mas para manter a queda nos números, as regras rígidas de isolamento social continuam na Itália e Espanha, um trabalho duro da população e das autoridades conscientes, para que a quantidade de doentes e mortos não volte a subir.

Itália

O boletim italiano divulgado neste sábado, mostra que o número de internados em hospitais do país caiu de 4.068, na sexta-feira, para 3.994 no sábado.

“Os números de hoje são bons, mas o perigo não passou, não escapamos ainda”, diz Franco Locatelli, presidente do Conselho Superior de Saúde italiano (CSS), segundo o periódico.

Para o chefe da entidade de Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli, os dados divulgados neste sábado são “uma notícia importante, porque permite aos nossos hospitais respirarem. É a primeira vez que este número cai desde que administramos esta crise”, explicou ele, segundo a agência EFE.

Hoje a Itália tem 124.632 casos confirmados de covid-19. O número de mortes chegou a 15.362.

As informações são do jornal italiano Corriere della Sera, com dados divulgados pelo órgão de Proteção Civil italiana.

Espanha

O número de mortes por coronavírus na Espanha caiu pelo terceiro dia consecutivo neste domingo (5).

Foram 950 mortes na quarta, 1º, 809 no sábado e 674 neste domingo, 5, o menor número em 10 dias.

A Espanha é atualmente o segundo lugar com mais doentes por coronavírus no mundo com 130.759 casos confirmados e 12.418 mortos.

Perde só para os Estados Unidos – que demorou para tomar medidas emergenciais – e agora tem quase três vezes mais doentes: 312 mil infectados e quase 8.500 mortos até o fechamento desta matéria.

Neste sábado, 4, os EUA registraram a maior quantidade de mortos em um só dia: 1.344.

Isolamento total

Há três semanas a Espanha vive uma quarentena rígida, com medidas de isolamento total.

Apenas trabalhadores considerados essenciais têm permissão para sair nas ruas.

O tempo de confinamento da população será estendido em Madri até 25 de abril, de acordo com o premiê espanhol Pedro Sanchez.

A Itália também já anunciou que o isolamento social obrigatório vai continuar no país, com pessoas sendo barradas pela polícia nas ruas.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – Com informações da CNN, UJH, R7 e Metrópoles

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: