Cientistas criam máscara facial que mata o coronavírus na hora

Cientistas norte-americanos estão desenvolvendo uma máscara facial que mata de forma rápida e automática qualquer tipo de vírus contido no ar, inclusive os que estiverem em gotículas exaladas por pessoas.
A máscara foi criada por pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos.
A nova máscara auto-higienizante contém um composto químico antiviral que mata os vírus dentro e fora dela. O dispositivo pode ser uma folha, ou adesivo, que pode ser embrulhado ou colado na parte externa de uma máscara.
A ideia da equipe do professor Jiaxing Huang, e dos pesquisadores Hun Park e Haiyue Huang, é transformar a barreira antiviral em uma espécie de revestimento que possa ser adicionado no processo de fabricação de qualquer outra máscara.
Agora eles querem facilitar a produção e chegada do produto ao mercado.
“A disseminação de doenças respiratórias infecciosas, como a covid-19, geralmente começa quando uma pessoa infectada libera gotículas respiratórias carregadas de vírus através da tosse ou espirro. Para retardar ainda mais e até impedir que o vírus se espalhe, precisamos reduzir bastante o número e a atividade dos vírus nas gotículas respiratórias recém-liberadas,” disse o professor Jiaxing Huang.
“Nossa principal idéia é fabricar um acessório carregado com produtos químicos antivirais conhecidos – como ácidos e íons metálicos como cobre – que podem ser presos às máscaras existentes”, disse Huang ao Business Insider.
“Para manter o custo no mínimo, queremos que essa seja uma solução que não interrompa a fabricação atual”.
Embora a inserção possa ser usada por profissionais de saúde doentes, é mais provável que ela seja usada por um paciente: quando tossem ou expiram, o adesivo químico em sua máscara neutraliza teoricamente as partículas do vírus antes de serem inaladas pela equipe.
“Se isso funcionar, deve tornar os pacientes menos infecciosos e ajudar a reduzir a fonte de propagação”, disse Huang.
O principal obstáculo, acrescentou, é projetar algo que só seria ativado “durante a expiração, mas não durante a inspiração”, porque respirar produtos químicos antibacterianos poderia causar mais problemas de saúde.
Experimentos
A Fundação Nacional de Ciências dos EUA (NSF) já ofereceu o financiamento de emergência para testar a máscara.
Em março, a National Science Foundation concedeu uma doação de US $ 200.000 – mais de 1 milhão de reais – para cientistas da Northwestern University que estão trabalhando na máscara facial auto-higienizante, que desativaria vírus em contato.
Agora, devem ser feitos os primeiros experimentos de laboratório e, após esses testes, o material poderá será comercializado, se tudo der certo.
As máscaras atuais funcionam apenas como uma barreira física, reduzindo o número de gotículas respiratórias que se tornariam uma nova fonte de infecção.
Com informações do BusinessInsider
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no:

Fiocruz vai produzir remédio de alto custo contra esclerose múltipla para SUS
SUS terá cirurgia robótica e 23 remédios de alto custo para vários tipos de câncer, anuncia o governo
Cuscuz melhora intestino e baixa colesterol; confirmam médicos
Remédio caro que retarda Alzheimer chega ao Brasil em junho
Tratamento para linfoma de Hodgkin é aprovado pela Anvisa: reduz risco de morte em 60%
Spray nasal contra demência reverte envelhecimento do cérebro em ratos; dizem cientistas
Menino internado desde que nasceu recebe alta aos 4 anos e é aplaudido no hospital: vídeo
De Bangu para Yale: brasileiro da favela consegue bolsa integral e emociona o Brasil; vídeo
Quem é a primeira mulher a assumir o comando da PM de Minas Gerais em 251 anos; vídeo
Confirmado: piso salarial dos professores será de R$ 5.130; MP aprovada no Senado
Passageiros correm atrás de ladrão e recuperam celular de jovem que estava no ônibus; vídeo
Fim da escala 6×1 é aprovada com folga na Câmara e vai para o Senado; veja quem votou contra