Desenho de menina vira campanha e arrecada 4 T de alimentos: covid

Manu e Antonio Fagundes - Fotos: reprodução / Instagram
Manu e Antonio Fagundes - Fotos: reprodução / Instagram

Solidariedade. Uma campanha, criada a partir de um desenho de uma menina de 11 anos, já arrecadou mais de 500 cestas básicas para comunidades carentes do Rio de Janeiro.

A iniciativa de Manuela Oliveira está mobilizando cidadãos, artistas, marcas e ONGs para garantir o básico a quem precisa de ajuda nesse momento de enfrentamento da pandemia de coronavírus: alimentos.

Só nos primeiros 10 dias, a COmVIDa-20 alcançou a marca de 4 toneladas de alimentos arrecadados.

Como

Manu criou um desenho, batizado de “vírus gente boa”, que virou o vetor de propagação de solidariedade através da campanha COmVIDa-20.

A mãe dela postou o desenho no grupo de WhatsApp dos pais da escola. Aí um dos pais do grupo disse que a imagem poderia virar uma campanha.

Assim nasceu a COmVIDa-20, que funciona da seguinte forma: as pessoas compram um kit formado por uma camisa – com o desenho da Manu – e uma máscara por R$60 (o lucro equivale a meia cesta básica), e escolhem um amigo para receber o kit de presente.

O amigo que o recebe é convidado a comprar para um outro amigo querido, que é estimulado a dar sequência a essa corrente do bem garantir a outra metade de uma cesta básica.

E a ideia se espalhou.

Lançada em 25 de abril, a campanha, em 10 dias, alcançou a marca de 4 toneladas de alimentos arrecadados, que serão transformados em cestas básicas doadas para o Instituto da Criança, que organiza a distribuição.

Até agora 1044 kits foram vendidos e convertidos em 522 cestas de alimentos.

A primeira distribuição foi para a ONG Sementes do Futuro, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Neste fim de semana as distribuições serão na comunidade da Providência (Instituto Darcy Vargas) e na favela da Rocinha (Creche Tia Maura).

Artistas

Através das redes sociais artistas como Antonio Fagundes (foto acima), Giovanna Antonelli, Fabiula Nascimento, Andreia Horta, Joaquim Lopes, Elba Ramalho, Cissa Guimarães, Marcelo Faria, Teresa Cristina, Sophie Charlotte, Nanda Costa e Juliana Knust ajudaram a campanha a crescer.

As camisetas e máscaras serão oferecidas a preço de custo pela Dimona, tradicional fábrica de camisetas, e estão disponíveis para compra aqui.

Veja a Manu apresentando a campanha no Instagram:

Veja no ig da campanha alguns artistas que abraçaram a campanha:

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa