Olho biônico imita retina e pode devolver visão a milhões de cegos

Um artigo da revista Nature mostra testes de um olho biônico, desenvolvido por uma equipe de engenheiros de robótica, que poderia restaurar a visão de 285 milhões de pessoas cegas no mundo.
O EC-EYE – abreviação de ElectroChemical EYE – é inspirado na retina humana, que é um dos tecidos mais sensíveis que possuímos.
A prótese visual foi desenvolvida por engenheiros de Hong Kong e EUA. Ela oferece esperança às centenas de milhões de pessoas em todo o mundo que perderam a capacidade de ver devido a degeneração macular, relacionada à idade e acidentes com armas de fogo.
“Ele tem o potencial de elevar nossa capacidade visual a um nível muito mais alto”, disse o autor e engenheiro Zhiyong Fan, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong.
Retina Humana
O olho biônico imita a forma abaulada da retina humana, que aprimora o foco e reduz a propagação da luz à medida que passa por dez milhões de células fotorreceptoras por centímetro quadrado.
Até agora, essas características naturais eram impossíveis de replicar com materiais artificiais.
Zhiyong Fan e seus colegas desenvolveram uma série de fotorreceptores de alta densidade colocados dentro dos poros do óxido de alumínio, um mineral quase tão duro quanto os diamantes. Eles funcionariam para imitar a retina.
Imitando a biologia, fios elétricos nervosos formados a partir de metal líquido são selados dentro de tubos de borracha, que correm para o circuito externo para processar a imagem.
O globo ocular é feito de silício, no qual a tecnologia da retina é colocada. O espaço intermediário é ocupado pelo líquido iônico que simula o gel biológico que forma um amortecedor entre a lente e a retina atrás dela.
Super olho
O professor Fan e seus colegas prevêem que a tecnologia se tornará prática para ser fabricada e implantada dentro de cinco anos.
O EC-EYE poderia superar a capacidade do olho humano normal, aumentando a densidade dos sensores de detecção de luz.
“Esperamos melhorar ainda mais nosso dispositivo em termos de biocompatibilidade, estabilidade e desempenho”, disse o professor Fan.
Com informações do GNN

Mounjaro em pílula é aprovado nos EUA; chega de injeção
Brasil está na primeira imagem da Terra feita pela Artemis II, da Nasa; veja
Jonathan está vivo! Tartaruga mais velha do mundo não morreu: “foi uma farsa”; vídeo
Páscoa: garoto com câncer leva cestas com chocolate para alegrar crianças internadas; gratidão
Meta lança óculos de grau com IA em parceira com a Ray-ban; novas funcionalidades
Vestido de papa, bebê brasileiro de 4 meses recebe bênção de Leão XIV no Vaticano
“Emergência Radioativa” é a 4º série mais vista da Netflix global; césio-137 em Goiânia
Veja como fazer pagamentos com a palma da mão, sem cartão; vídeo
Transfusão inédita salva vida de onça-pintada e ganha repercussão internacional
Mãe salva 3 filhos de incêndio em casa, provocado por secadora de roupas
Médico faz receitas com desenhos para pacientes que não sabem ler: inclusão