Testes finais de vacinas contra covid começam a partir de julho

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Testes finais de vacinas contra covid começam a partir de julho
Foto: reprodução USA Today

Cientistas correm contra o tempo. Existem pelo menos 10 vacinas contra o coronavírus sendo testadas no mundo. Dessas, pelo menos três são consideradas promissoras e entram na última fase de testes em humanos a partir de julho: a da Moderna, a da Johnson & Johnson e a de Oxford.

Os testes finais da vacina da Moderna estão programada para começar no mês que vem, disse um um dos pesquisadores da vacina ao The Wall Street Journal .

A da Johnson & Johnson começa os ensaios clínicos em fase II, em humanos, até a segunda quinzena de julho, informou a empresa nesta quarta, 10.

Já a principal vacina candidata, a do Reino Unido, fabricada pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, será submetida a uma rodada final de testes pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH), a partir de agosto.

No Brasil, os testes em humanos da vacina de Oxford começam este mês, com autorização da Anvisa.

Johnson & Johnson

A aceleração deve permitir que a J&J participe do programa maciço de ensaios clínicos, planejado pelo governo dos EUA, para ter uma vacina eficaz até o final do ano.

Espera-se que as J&J entre nos testes humanos em estágio final até setembro, disse o Dr. John Mascola, diretor de pesquisa de vacinas da agência dos EUA ao The WSJ.

“Há muito otimismo em nossa comunidade de que uma vacina deve ser possível, mas estamos muito focados no fato de que isso deve ser comprovado em ensaios clínicos”, disse ele em uma videoconferência realizada pelo Centro de Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson.

Em março passado, a J&J assinou acordos com o governo dos EUA para criar capacidade de fabricação suficiente para produzir mais de 1 bilhão de doses de sua vacina até 2021, mesmo antes de ter evidências de que funciona.

Moderna

Até agora, a vacina de Moderna parece segura e bem tolerada em humanos.

O governo dos EUA e sua iniciativa de acelerar o desenvolvimento da vacina COVID-19 – chamada de ‘Operação Warp Speed’ – têm apoiado a vacina da Moderna.

As ações da Moderna subiram mais de três por cento, para US $ 60,7 na quarta-feira, enquanto as ações da J&J subiram quase dois por cento, para US $ 148,69.

Essencial

Atualmente, não existem tratamentos ou vacinas aprovados pelos EUA para o vírus.

Uma vacina é vista como essencial para acabar com a pandemia que já infectou mais de 7,2 milhões de pessoas e matou mais de 412 mil em todo o mundo.

Especialistas dizem que uma vacina segura e eficaz pode levar de 12 a 18 meses para ficar pronta, desde o início do desenvolvimento, por isso as três vacinas citadas acima começaram a ser produzidas antes mesmo da aprovação, para que haja doses prontas assim que forem liberadas para a aplicação em humanos.

Com informações do Daily Mail