Brasil tem 7 das dez melhores universidades da América Latina

O ranking 2020 das melhores universidades da América Latina mostra que o Brasil tem 7 das dez melhores pontuadas.
A USP – Universidade de São Paulo – e a Unicamp – Universidade de Campinas – são as universidades brasileiras no topo do ranking internacional divulgado nesta terça, 7.
Organizado pela Times Higher Education, o THE Latin America University Ranking avalia 166 instituições de 13 países da América Latina.
A posição de 2020 repete o ranking do ano passado: as três primeiras posições ficaram com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em primeiro lugar; seguida da USP e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No top 10 das universidades latino-americanas, o Brasil lidera com sete instituições classificadas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), além da USP e da Unicamp, que já citamos.
A divulgação
O ranking foi divulgado durante o Fórum Latino-Americano promovido pela THE, que neste ano aconteceu virtualmente.
O evento reuniu dirigentes de instituições de ensino superior da região para discutir a atuação das universidades na pandemia da covid-19 e os seus impactos para o futuro.
Os critérios adotados são os mesmos aplicados no ranking mundial do THE, mas com modificações para refletir melhor as características das escolas superiores da região.
São considerados 13 indicadores de desempenho, dentro de cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).
O Brasil é o país com maior número de universidades avaliadas: 61 no total, seguido pelo Chile, com 30 representantes.
Veja o ranking:
Com informações do Jornal da USP

Feriado de 21 de abril; veja quem terá 4 dias de folga e vai poder emendar
Surpresa: namorado faz pedido de casamento debaixo d’água no mar de Maceió; vídeo
Vacina contra bronquite é aprovada pela Anvisa; a partir de 18 anos
Superidoso de 118 anos entra para o livro dos recordes como o homem mais velho do Brasil
Jovem capinador aprovado em Medicina comemora com a mãe faxineira; estudava de madrugada
Vacinação no Brasil bate recorde desde a pandemia, mostra relatório do Ministério da Saúde
Mulher reencontra amor de infância após 30 anos e faz transplante de rim para salvar a vida dele