Remédio barato contra asma mostra eficácia pra tratar Alzheimer

Um novo estudo mostrou que um medicamento barato contra asma pode ser eficaz e ter resposta rápida no tratamento do Alzheimer.
A informação foi publicada na Medicalxpress numa pesquisa da Universidade de Lancaster, na Inglaterra.
A pesquisa, feita inicialmente em ratos, mostra que o remédio é eficaz na redução do acúmulo de fibras insolúveis da proteína tau, encontrada no cérebro de pessoas com a doença.
Essas fibras microscópicas se acumulam em emaranhados neurofibrilares e podem causar desestabilização dos neurônios e morte de células cerebrais, característica da progressão da doença.
“O salbutamol já passou por extensas revisões de segurança e, se pesquisas posteriores revelarem uma capacidade de impedir a progressão da doença de Alzheimer em modelos celulares e animais, esse medicamento poderá oferecer um passo adiante, reduzindo drasticamente o custo e o tempo associados ao desenvolvimento típico de medicamentos”, disse David Townsend, principal autor da pesquisa.
Agora é preciso verificar a dosagem.
Os pesquisadores dizem que os inaladores atuais de asma resultam em apenas uma pequena quantidade de salbutamol atingindo o cérebro. Por isso, se outras pesquisas forem bem-sucedidas, também será necessário desenvolver um novo método de administração.
O remédio
O estudo descobriu quatro drogas atuais como possíveis candidatas para prevenir a formação de fibrilas tau.
Por ser facilmente ingerido, absorvido pelo cérebro e permanecer no corpo por várias horas, o salbutamol foi a droga que mostrou mais potencial para um novo tratamento contra o Alzheimer.
Futuro
Animados, porém cautelosos, os cientistas dizem que as pesquisas estão apenas começando.
“Este trabalho está nos estágios iniciais e estamos longe de saber se o salbutamol será ou não eficaz no tratamento da pessoas com Alzheimer. Nossos resultados justificam mais testes de salbutamol e drogas similares em animais e eventualmente, se bem-sucedidos, em ensaios clínicos”, disse David Middleton, co-autor da pesquisa.
Com informações do MedicalXpress e Extra

Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Campanha nacional de vacinação começa para crianças e adolescentes; veja quem deve se vacinar
Idosas aprendem boxe, recuperam força e autoestima: “Parece que tenho 15 anos”
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo