Ex-gari e analfabeta transforma a vida de 360 crianças pobres

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ex-gari e analfabeta transforma a vida de 360 crianças pobres
Rozeli e as crianças - Foto: divulgação

“Eu sou gari, preta, pobre, não sabia nem ler e nem escrever. Fui vítima de violência doméstica, vivi em cárcere privado, fui mãe aos 12 anos e por muito tempo, quando não era invisível, era tratada como lixo. Hoje, represento para as crianças que acolhemos a esperança de que existe sim uma saída e que quando acolhemos com amor a nossa história e a de quem está ao nosso redor, podemos mudar o mundo!”.

As palavras de luta e vitória são de Rozeli da Silva, que há 10 anos criou uma ONG que transforma a vida de quase 400 crianças pobres de Porto Alegre!

A ONG Renascer da Esperança fez da luta pessoal de Rozeli um propósito de vida tão significativo e poderoso, que contagiou uma legião de pessoas, que se juntaram a ela e hoje levam dignidade, amor e esperança a esses pequenos brasileiros.

A história da Rozeli e da ONG Renascer da Esperança foi descoberta pelos Caçadores de Bons Exemplos, do casal Iara e Dudu, que vendeu tudo o que tinha em 2010 para o rodar o Brasil atrás de bons exemplos. Eles fecharam parceria com o SóNotíciaBoa e agora vão contar histórias como esta, toda semana aqui no nosso portal.

O sonho da Rozeli

Rozeli foi criada rodeada pela pobreza e que hoje está viva graças às doações de comida que recebia ao pedir de porta em porta. Mas ela decidiu que era importante contar para o mundo que não existe criança da rua.

“Nenhuma delas brotou do asfalto, nasceu nos becos, ou foi colocada ali pela cegonha. Todas têm família e têm história, não cabe a ninguém o direito de dar nomes à elas: trombadinhas ou qualquer outra ofensa, não às representam”, lembra Rozeli.

Desde que começou a trabalhar como varredora de rua, ela entendeu que poderia ser capaz de realizar o que um dia ela sonhou – literalmente – juntar as crianças que vivem na rua e cuidar de cada uma delas, abraçando sua história, seus medos, suas inseguranças e traumas.

Deu certo

A ideia de Rozeli começou a ser abraçada por pessoas que ajudaram a construir a ONG.

Lea, assistente social, foi personagem desse sonho e peça fundamental dentro da construção da ONG Renascer da Esperança.

Por muito tempo, era ela quem escrevia e divulgava as ideias que estavam dentro do coração e da cabeça de Rozeli.

Com a ajuda de muitas outras pessoas da comunidade, o projeto da ONG foi estruturado, graças ao advogado Dr. João Plinio de Almeida, e o analfabetismo da Rozeli foi ficando para trás com o cuidado e paciência da lavadeira Dona Neli.

A sede

Em 1998, três anos depois da estruturação do projeto e de muitos dias e meses com ele embaixo do braço, a ONG ganhou sua sede, duas casinhas de madeira em um grande pátio da União, cedido pelo presidente da empresa em que Roseli trabalhava.

De lá pra cá, tudo mudou. A comunidade veio com braços e peças fundamentais para a estruturação de um lugar de acolhimento, incentivo a educação, ao esporte e, principalmente, ao renascer da esperança na vida de centenas de crianças da região.

Hoje, a ONG Renascer da Esperança cuida de mais 360 crianças e oferece reforço escolar, oficinas extracurriculares e diversas atividades… colhe frutos de um sonho que, com muita dedicação e superação, se tornou real.

Veja o trabalho da ONG na página deles, no Instagram, no Facebook e ajude!

A vitoriosa Rozeli - Foto: divulgação

A vitoriosa Rozeli – Foto: divulgação

Aulas na ONG - Foto: divulgação

Aulas na ONG – Foto: divulgação

Por Rinaldo de Oliveira e Caçadores de Bons Exemplos