Idoso se forma aos 96 anos e faz planos para o futuro

Um idoso de 96 anos acaba de se formar em História e Filosofia na Universidade de Palermo, na Itália e já faz novos planos para o futuro.
Giuseppe Paterno, que enfrentou muitos testes na vida – como a pobreza infantil, guerra e, mais recentemente, pandemia de coronavírus – passou pelo exame que o torna a pessoa mais velha formada na Itália.
O ex-ferroviário, ele recebeu na semana passada o diploma e a tradicional coroa de louros concedida formandos italianos. Giuseppe foi aplaudido pela família, professores e colegas com mais de 70 anos de idade.
“Eu sou uma pessoa normal, como muitas outras, [mas] em termos de idade, superei todos os outros”, disse Giuseppe Paterno à Reuters.
Apaixonado por livros, ele conta que decidiu se matricular na faculdade em 2017 e justificou:
“O conhecimento é como uma mala que eu carrego comigo, é um tesouro”, disse.
História
Giuseppe Paterno cresceu em uma família pobre na Sicília nos anos anteriores à Grande Depressão. Ele só conseguiu fazer educação básica quando era criança.
Depois, entrou para a Marinha e serviu durante a Segunda Guerra Mundial, antes de trabalhar nas ferrovias quando se casou e criou dois filhos.
Mas Paterno queria aprender e se formar no ensino médio, com o desejo de ir além. Fez isso aos 31 anos.
Como estudante, ele escreveu seus ensaios na máquina de escrever manual que ganhou da mãe quando se aposentou das ferrovias em 1984.
Em vez de pesquisas no Google, ele revela que prefere livros impressos.
Paterno confessou que teve um pouco de desconforto com as videochamadas que substituíram o ensino em sala de aula durante o lockdown do coronavírus, mas disse que não se deixou levar pela própria doença.
“Tudo isso nos fortaleceu, todo o meu grupo de pares, todos aqueles que ainda estão vivos”, disse ele. “Não nos assustou muito.”
Futuro
Agora formado, ele não pensa em parar de estudar. Aos 96 anos Giuseppe contou que tem novos planos.
“Meu projeto para o futuro é me dedicar à escrita; Quero revisitar todos os textos que não tive chance de explorar mais. Esse é o meu objetivo”, afirmou.
A professora de Sociologia, Francesca Rizzuto, que passou o exame oral de Giuseppe, elogiou o ex-aluno e disse:
“Você é um exemplo para estudantes mais jovens”, concluiu.
Com informações da Reuters

Sai ranking das melhores universidades do mundo: 52 são brasileiras
Maca hospitalar por controle de voz criada por brasileiros ganha prêmio em Portugal
Aos 94 anos, idoso órfão desde pequeno se forma, realiza sonho e emociona plateia
Como acessar o MEC Livros e Mec Idiomas: estudar inglês e espanhol de graça
Jovem brasileiro monta telescópio com balde e espelho e leva o universo para crianças do Sertão
De Bangu para Yale: brasileiro da favela consegue bolsa integral e emociona o Brasil; vídeo
Menino de 11 anos salva idoso engasgado com carne em restaurante; vídeo
Brasil é ouro na ginástica com fitas ao som de “Tacacá”, de Joelma; vídeo
Mulher salvou pássaro ferido e agora ele volta todo dia com “presentes” pra ela; vídeo
“Dê block no Tigrinho”: veja artistas que se uniram contra a dependência no jogo no Brasil; vídeo
Lilly anuncia nova injeção em dose única que baixa colesterol em 66%; desliga o gene
Menina de 7 anos que passou a vida toda no hospital tem alta, festa e aplausos na despedida; vídeo