Baleia e filhote nadam com surfistas na Austrália em cena rara. Vídeo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Baleia e filhote nadam com surfistas na Austrália em cena rara. Vídeo
Foto: @whatifwefly

Numa cena rara de se ver, uma baleia e seu filhote nadaram com surfistas na praia de Manly, em Sydney, na Austrália.

As imagens feitas por um drone, no domingo, 2, mostram que a baleia-mãe empurra a cauda próximo aos surfistas como se estivesse protegendo o filhote.

Um casal holandês, Thom e Lianne, que mora muito perto da praia australiana, disse à Reuters que recebeu uma ligação de um amigo e foi até lá com o drone para fazer o registro.

Mãe e filhote são jubartes que migram para o norte para procriar antes de retornar às latitudes subantárticas.

Um dos surfistas, Josh, contou ao The Guardian que nunca tinha visto uma baleia ou um filhote de baleia chegarem tão perto da costa.

“Mamãe baleia chegou muito rápido ao perceber a presença das pessoas. Você costuma ver as baleias mais distantes, mas estas estavam praticamente ao lado das pranchas. É o tipo de coisa que você nunca vai esquecer”, conta.

As imagens mostram dezenas de surfistas a cerca de 10 metros das baleias.

“As baleias jubarte não apenas desempenham um papel essencial em seu ecossistema marinho, mas também representam um recurso econômico importante para o turismo, porque a observação de baleias é uma indústria em expansão em muitas cidades australianas e em todo o mundo”, diz a pesquisadora de ciência da Universidade de NSW, Catharina Vendl.

Veja a cena:

Youtube tumbnail video

Com informações do The Guardian