Miss Brasil terá 1ª mulher trans da história: Rayka, de Goiânia

Pela primeira uma mulher trans vai disputar o Miss Brasil. Será a goiana Rayka Vieira, de 25 anos.
Ela vai disputar a faixa de Miss Brasil Mundo 2020 como representante do Centro Goiano, informou o blog da Folha, De Faixa a Coroa.
“Ser mulher pra mim, nunca foi uma questão de escolha, eu nasci mulher tanto na alma quanto no coração. Prazer, sou Rayka Vieira, miss Centro Goiano, a primeira mulher Trans a participar de um concurso de Miss Brasil, em especial o @missbrasiloficial. Esse é um momento histórico e quero usar dessa voz para mostrar a todas mulheres que juntas, somos mais fortes”, escreveu Rayka nas redes sociais.
Representatividade
A jovem falou que é um “marco histórico” e comentou a representatividade disso para a comunidade transexual:
“Muitas meninas trans, assim como eu, têm medo de se arriscar… Estou aqui para mostrar que é possível, um sonho que está se realizando. Não quero ser só mais uma miss, e sim mostrar que nós, mulheres em geral, não precisamos provar que temos algo mais que beleza. Somos inteligentes, fortes, guerreiras, trabalhadoras e humanas acima de tudo”.
Planos
Além do sonho da faixa, Rayka tem outros planos.
Ela quer coordenar um projeto dedicado a jovens trans.
Até lá a goiana vai se preparar na parte física, na passarela e em idiomas para o concurso.
Exemplo, ela já tem. Em 2018 a trans Angela Ponce atraiu olhares do mundo inteiro como a representante da Espanha ao Miss Universo.
Quando
Por causa da pandemia, o concurso Miss Mundo Brasil foi remarcado para o dia 4 de março de 2021.
Será realizado no Iloa Resort, em Alagoas.
Com informações da Exame e Folha

Novembro tem chuva de estrelas cadentes e Superlua; veja fenômenos do mês
Brasileiro é campeão mundial de Jiu-Jitsu nos Estados Unidos e traz mais 2 cinturões
Homem improvisa trenzinho para levar filho e cachorro para passear e video viraliza
Jovem que teve o carro soterrado e quase morreu no RS realiza sonho de se casar; vídeo
Tem Superlua nesta quarta, dia 5, a penúltima do ano
Maurício de Sousa faz 90 anos e tem homenagem linda no Cristo Redentor; vídeo
Na hora H: policial salva mulher que escorregou e caiu no vão do trem; vídeo
Príncipe William encanta o Brasil com carinho: joga vôlei na praia e faz gol no Maracanã; vídeo
Novo teste de cocô detecta câncer de cólon com 90% de precisão
Cão pastor alemão encontra criança com frio perdida na floresta