Asteroide do tamanho de ônibus passa pela Terra sem risco de colisão

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Asteroide do tamanho de ônibus passa pela Terra sem risco de colisão
Foto: NASA / JPL-Caltech

O asteroide descoberto por cientistas na última sexta, 18, passa pela Terra nesta quinta, 24, sem maiores riscos para a humanidade.

Batizado de 2020 SW,  com base em seu brilho, os cientistas estimam que 2020 SW tem aproximadamente 15 a 30 pés (5 a 10 metros) de largura – ou aproximadamente o tamanho de um pequeno ônibus escolar.

Após a aproximação de quinta-feira, o asteróide continuará sua jornada ao redor do Sol, não retornando às vizinhanças da Terra até 2041, quando fará uma passagem muito mais distante. O ponto de aproximação aconteceu às 8h18, horário de Brasília, e foi transmitido pelo canal Space.(vídeo abaixo)

Distância segura

Ele vai passar a uma distância de cerca 22.000 quilômetros acima da superfície do nosso planeta.

O objeto não será visível a olho nu, mas pode ser observado pelos canais da NASA. (link abaixo)

Segundo os astrônomos, é uma distância muito menor que a existente entre nosso planeta e a Lua que está a 384 mil quilômetros.

No entanto, o 2020 SW vai passar ainda mais perto de nós que os satélites meteorológicos e de TV, que orbitam a cerca de 36 mil quilômetros da Terra.

Velocidade 

De acordo com os astrônomos, o asteroide se aproxima a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora e deve ser afetado pela força gravitacional da Terra quando atingir sua aproximação máxima.

Cientistas do CNEOS – Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, em Pasadena, EUA – determinaram a abordage mais próxima durante esta manhã sobre o sudeste do Oceano Pacífico.

Para observar a passagem do asteroide a NASA tem o canal no twitter para observação de asteroides.

A trajetória do asteroide

Tem transmissão também pelo canal Space:

https://www.youtube.com/watch?v=Y3BT0me8Zp8

Com informações da Nasa