Vacinação contra a covid é prevista pra dezembro em São Paulo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vacinação contra a covid é prevista pra dezembro em São Paulo
Foto: Divulgação

São Paulo já tem previsão de data para começar a vacinação contra a Covid-19.

Segundo o governo do estado, será no dia 15 de dezembro pelo Sistema Único de Saúde e os primeiros imunizados serão os profissionais de saúde.

A data foi informada pelo governador de SP, João Doria, nesta quarta, 30, mas ele alerta que, para cumprir o cronograma, ainda será preciso finalizar a fase de teste que deve ocorrer em 30 dias, para a aprovação da Anvisa.

Duas doses

A previsão inicial era de vacinar toda a população do estado de São Paulo até fevereiro de 2021, mas nesta quarta-feira o governo ampliou o prazo e acredita que este processo deve durar até o fim de março.

Serão duas doses aplicadas em um intervalo de 14 dias.

Acordo

Nesta quarta-feira, 30, o governo de São Paulo e o laboratório chinês Sinovac assinaram um acordo para a compra de 46 milhões de doses da vacina para o estado, sendo 6 milhões já prontas e as outras 40 milhões formuladas pelo Instituto Butantan.

Até fevereiro de 2021 serão mais 14 milhões de doses, totalizando 60 milhões.

O documento prevê ainda a transferência de tecnologia para que o Butantan produza a vacina em uma fábrica que será construída.

Produção

O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que na próxima semana ele vai se reunir com a Anvisa para agilizar o processo de produção da vacina no Brasil.

“A China se mostra muito cooperativa e vamos trabalhar juntos para que qualquer dúvida seja esclarecida e não haja atraso na aprovação da vacina”, disse ele.

Todo o acordo para a compra das vacinas importadas e a transferência de tecnologia para o Butatan tem um custo total de 90 milhões de dólares, o que dá um valor aproximado de mais de 500 milhões de reais.

Fábrica

Além da importação, São Paulo vai construir uma fábrica com capacidade de produzir 120 milhões de doses da vacina.

De acordo com a previsão feita pelo governo de São Paulo, as obras serão iniciadas em novembro deste ano e o projeto executivo já foi contratado.

Parte do investimento — 160 milhões de reais — vem da iniciativa privada.

Outra parte do dinheiro, no valor de 80 milhões de reais, foi prometida pelo Ministério da Saúde.

Com informações da Revista Exame