Médico de 98 anos se recusa a parar de atender pacientes na pandemia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Médico de 98 anos se recusa a parar de atender pacientes na pandemia
Foto: Magali Delporte / The Guardian

Ele tem 98 anos, é medico, está no grupo de risco, mas não quer parar de atender seus pacientes, mesmo em meio a pandemia.

O Dr. Christian Chenay é o médico mais antigo na França e o consultório dele fica em área de baixa renda de Paris, para que possa cuidar de pessoas que não teriam acesso a cuidados de saúde de qualidade.

“Eu não poderia desistir do trabalho”, disse ele no pequeno consultório em Chevilly-Larue, depois de tratar pacientes no final do dia: uma criança doente e uma mulher com pressão alta.

Em circunstâncias normais, a sala de espera costuma ficar lotada. Mas quando a quarentena começou, o consultório do Dr. Chenay foi fechado por segurança.

Ele poderia ter aproveitado a oportunidade para se aposentar e enfrentar a pandemia em paz, mas, em vez disso, continuou trabalhando.

Visita em casa

Agora ele oferece consultas de telessaúde, por vídeo, para a maioria de seus pacientes, mas também visita lares de idosos todas as semanas para se encontrar com eles pessoalmente.

Por ser de alto risco, a esposa do Dr. Chenay não ficou exatamente emocionada com a decisão dele porque estava com medo de que ele trouxesse o vírus para casa.

“Simplesmente não posso abandonar [meus pacientes] no meio desta epidemia de vírus”, disse o médico.

Agora, o Dr. Chenay está perto de 99 anos, mais próximo ainda de se aposentador.

Mas, por enquanto, ele ainda está forte e longe de parar.

Ele admite que trabalha mais devagar do que antes, mas está claro que sua dedicação aos pacientes o ajuda a continuar.

O consultório do Dr. Chenay

O consultório do Dr. Chenay

Com informações do The Guardian e Inspire More