Menino de 12 é o mais jovem a realizar fusão nuclear: Guinness

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Menino de 12 é o mais jovem a realizar fusão nuclear: Guinness
Jackson e o reator - Foto: Guinness World Records

Um menino de 12 anos se tornou a pessoa mais jovem a realizar fusão nuclear e entrou para o Guinness World Records, ou “Livro dos Recordes”.

O norte-americano Jackson Oswalt criou seu próprio equipamento, em casa, para fundir dois átomos de deutério (hidrogênio pesado), processo que criou um átomo de hélio-3 e liberou um nêutron

O garoto conquistou o feito horas antes de completar 13 anos.

Ao fundir os dois átomos de deutério, ele obteve um átomo do isótipo hélio-3, processo que leva a liberação de um nêutron.

Como o próprio Jackson explica, o processo e a liberação da partícula podem ser usados “para aquecer água e girar uma máquina a vapor, que, por sua vez, produz eletricidade”, diz no vídeo.

O que é

Um fusor é um dispositivo que utiliza um campo elétrico para aquecer íons a temperaturas extremas, facilitando uma fusão nuclear.

O processo de criação de um mecanismo do tipo pode ser complicado, principalmente por conta da quantidade de energia e temperatura envolvidas no processo.

“Construir um fusor é um processo muito perigoso, principalmente por causa da alta eletricidade que é usada no reator. Certos cuidados precisam ser tomados, como usar luvas para me proteger”, disse Jakcson em um vídeo divulgado pelo Guinness.

Para construir o aparelho, o Jackson buscou informações em livros e na internet e trabalhou durante meses no aparato, até conseguir o sucesso.

“Ele fez um ótimo trabalho nos explicando [o processo], todas as precauções e porque era seguro. Então eu acabei confiando nele”, disse a mãe de Jackson, Jennifer Oswalt.

Com informações do Guinness e Galileu