França oferece bolsa pra brasileiros darem aula de português no país

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para França oferece bolsa pra brasileiros darem aula de português no país
Foto: Pixabay

A Embaixada da França está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro para brasileiros que queiram dar aula de português no país.

As vagas são do programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa, para o ano letivo 2021-2022.

O trabalho é remunerado e a ideia do programa é oferecer oportunidade a estudantes brasileiros de familiarização com a língua e a civilização francesas.

Salário

O programa tem duração de sete meses e os selecionados vão trabalhar de 1° de outubro de 2021 a 30 de abril de 2022, num total de 12 horas semanais.

Para assistentes na França, o salário líquido dos selecionados será de 770 e 785 euros – meio salário mínimo francês – pouco mais de 5 mil reais. E de 1000 euros, 6.700 reais, para a Guiana Francesa.

É aconselhável que o assistente vá para a França com pelo menos 1.000 euros de reserva.

Durante a permanência na França, os assistentes brasileiros terão o status de funcionários temporários do Estado francês e podem se inscrever numa universidade.

Exigência:

  • Ser estudante brasileiro
  • ter de 20 a 30 anos de idade
  • Estar matriculado no último ano de graduação no momento de sua candidatura, ou caso já tenha curso superior completo, estar matriculado em outro curso superior – uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização.
  • Estar matriculado numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras, ou qualquer outro curso e ter bom conhecimento da língua francesa – nível B1.

Os candidatos selecionados serão contatados para entrevista pessoal, ou por telefone, até meados de dezembro.

Formulário

Para se candidatar, é necessário preencher o formulário em PDF de candidatura disponível neste link.

Como parte do processo, será necessário anexar outros documentos ao formulário, como cópia do passaporte com validade até o fim de 2022.

Também será necessário que um professor do candidato preencha parte do documento.

Envio

O dossiê de inscrição para o programa para dar aula de português na França deve ser enviado em PDF para o Consulado responsável pela sua região.

Dependendo do local de residência do candidato, o formulário preenchido deverá ser enviado para um endereço eletrônico diferente.

Com informações do Partiu Intercâmbio e Embaixada da França