Após dificuldades, homem cria dispositivo que coloca e retira lentes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Após dificuldades, homem cria dispositivo que coloca e retira lentes
Craig Hershoff Foto: divulgação

Quem já não se atrapalhou na hora de colocar, ou tirar lentes de contato?

Um inventor que sofreu na pele este dilema, chamado Craig Hershoff, criou um dispositivo pra ajudar pessoas nesta situação.

Depois que a esposa dele faleceu, Hershoff, que já tinha problemas de visão, passou por um período de ansiedade que fez suas mãos tremerem. Foi então que teve a ideia de criar algo que pudesse ajudar.

“O que acontecerá em alguns anos se eu realmente tiver um tremor e não conseguir colocar essas lentes? Eu preciso que delas e não tenho ninguém para ajudar a colocá-las para mim”, disse Hershoff à CNN.

Aparelho

E assim nasceu o Cliara Lens Robot, um acrônimo para Aparelho de Inserção e Remoção de Lentes de Contato.

O dispositivo usa ventosas para medir a quantidade precisa de força necessária para inserir e remover as lentes.

“O que é tão único e especial sobre este dispositivo é que há uma câmera acoplada para que você possa ver para onde a lente está indo e exatamente como está sendo colocada”, disse Hershoff.

“Qualquer tipo de ansiedade ou nervosismo desaparece porque você está controlando o dispositivo e ele é extremamente suave e seguro.”

Como funciona

Em primeiro lugar, Hershoff diz que o usuário deve consultar um optometrista, para se certificar de que o dispositivo é adequado.

“É muito simples. O usuário olha diretamente para baixo e, se a inserção for no olho direito, o esquerdo estará focado em uma tela de vídeo”, disse Hershoff.

“O olho esquerdo verá um vídeo em tempo real da inserção da lente de contato no olho direito, permitindo ao usuário acompanhar o movimento da lente de contato o tempo todo.”

“Quando eles estão prontos, o usuário comanda o dispositivo para ir até o olho e sensores de força, muito sensíveis, detectam o contato e param o movimento do dispositivo quando a lente de contato é inserida.

Após a inserção, o dispositivo se retrai para baixo”, disse ele. (veja vídeo abaixo)

Autorização

O Cliara Lens Robot está atualmente passando por testes clínicos e Hershoff espera ter o dispositivo pronto para uso comercial já no ano que vem.

Enquanto isso, o dispositivo é vendido na página do produto na internet pelo valor de 19,95 dólares, pouco mais de 100 reais.

Ele vai pedir a aprovação pela Food and Drug Administration dos EUA.

“Acho que isso pode realmente ajudar muitas pessoas”, disse Hershoff.

“Qualquer pessoa com tremor ou distúrbio neurológico – ou qualquer pessoa que tenha medo de tocar os olhos.”

Foto: Cliara Eyes

Foto: Cliara Eyes

Youtube tumbnail video

Com informações da CNN