Vacinação popular começa amanhã no Reino Unido: Covid

O Reino Unido, país mais afetado da Europa pelo novo coronavírus – com 1,7 milhão de casos e mais de 60 mil mortes – anunciou que a vacinação popular contra a Covid-19 começa nesta terça, 8 de dezembro.
O anúncio foi feito neste domingo pelo ministro da Saúde inglês, Matt Hancock. Ele chamou a data de “Dia V” e disse que será um “momento histórico”.
O governo britânico aprovou o imunizante desenvolvido pela farmacêutica americana Pfizer, em parceria com o laboratório de biotecnologia alemão BioNTech, porque ele foi aprovado antes da vacina de Oxford, que continua em testes.
Prioridades
Neste primeiro momento, a campanha de vacinação vai priorizar idosos maiores de 80 anos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus, residentes e funcionários de asilos.
Os jornais britânicos Sunday Times e Mail on Sunday informaram que a rainha Elizabeth II, de 94 anos, e o príncipe Philip, de 99, deverão estar entre os primeiros da fila de vacinação por causa das idades avançadas e para mostrar à população que a vacina é segura.
A intenção de estimular o maior número possível de súditos a se vacinar é uma preocupação manifestada pelo governo de Boris Johnson.
Esquema de vacinação
O Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS) informou que “hubs” serão instalados em mais de 50 hospitais espalhados por toda a Inglaterra.
O plano deverá ser replicado e implementado em milhares de centros de vacinação.
A distribuição da vacina envolve desafios logísticos, já que ela precisa ser mantida a -70°C. A temperatura baixa requer transporte e armazenamento especializados.
Com informações do CorreioBraziliense

Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo