Argentina e outros 27 países começam vacinar população contra Covid

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Argentina e outros 27 países começam vacinar população contra Covid
Vacina contra Covid - Foto: Dado Ruvic / Reuters

Os governos que agiram rápido para comprar vacinas contra Covid-19 já receberam as doses e começam a vacinar a população agora, após o Natal, incluindo nossos vizinhos da Argentina.

A partir de amanhã, domingo, a vacinação começa em 27 países da União Europeia. E na segunda, 28, também terá início na Argentina, após México, Chile e Costa Rica já terem começado também a imunizar a população na América Latina.

O bloco europeu encomendou 200 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela norte-americana Pfizer e pela farmacêutica alemã BioNTech.

A Comissão Europeia aprovou o uso dessa vacina na última segunda-feira,21 e agora França, Itália, Alemanha e o demais países membros do bloco estão prontos para se juntar às nações que começaram a imunização ainda em 2020.

O Reino Unido foi a primeira nação a aplicar uma vacina em sua população em 8 de dezembro.

A Suíça vacinou uma senhora de 90 anos contra a doença causada pelo novo coronavírus no dia 23 de dezembro e a Sérvia teve sua primeira aplicação na véspera do Natal.

Argentina

Na América Latina, depois do México, Chile e Costa Rica, a Argentina será o próximo país a iniciar a vacinação.

O país recebeu o primeiro lote da vacina Sputnik V, fabricada pela Rússia, e pretende começar as aplicações nesta segunda, 28 .

Mutação do vírus

As campanhas de vacinação começam ao mesmo tempo em que uma mutação do vírus causador da covid-19 foi identificada no Reino Unido, altamente contagiosa.

A notícia fez diversos países passarem a barrar voos e aumentar a fiscalização de turistas por medo aumentar o número de casos.

Apesar da mutação, o executivo-chefe da BioNTech, Ugur Sahin, disse que a empresa está analisando se a vacina é eficiente contra a variante e espera resultados nas próximas duas semanas. Mas ele acredita que também deverá funcionar contra essa nova mutação.

Com informações do R7