Começa vacinação no único país livre da Covid no mundo

A República do Palau, um aglomerado de ilhas no Oceano Pacífico – totalmente livre da Covid-19 – também foi um primeiros a receber a vacina da empresa farmacêutica americana Moderna.
As vacinações começaram no domingo, segundo o Ministério da Saúde do país.
“Não é obrigatório receber a vacina, por isso nossa meta é vacinar cerca de 80% da população. Esperamos obter imunidade de rebanho por meio do programa de vacinação”, disse o Ministro da Saúde, Ritter Udui.
Profissionais de saúde, funcionários importantes e grupos vulneráveis foram os primeiros a receber a vacina, de acordo com a declaração do ministério.
Sylvia Osarch, 60, médica geriátrica foi a primeira pessoa em Palau a receber a vacina no domingo.
“Fiquei animada em dar o exemplo para minha comunidade. Quero dizer à comunidade que tomei a vacina para protegê-los. Então, quando for a vez deles, por favor, tome para nos proteger, os profissionais de saúde”, disse ela.
Até o momento, Palau não registrou um único caso de coronavírus ou morte relacionada ao vírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Controle de Fronteiras
A primeira remessa incluiu 2.800 doses da vacina, que serão administradas em duas doses, com intervalo de 28 dias.
Em janeiro, quando o vírus começou a se espalhar pela Ásia e pelo Pacífico, Palau foi um dos primeiros a implementar controles de fronteira mais rígidos.
As fronteiras foram totalmente fechadas em março e começaram a testar os cidadãos para o vírus em abril.
Essas medidas foram fundamentais para manter a Covid-19 de fora, disse o embaixador de Palau na ONU em maio .
Uma nação independente em livre associação com Washington, Palau tem acesso ao programa de vacinação em massa Covid-19 dos Estados Unidos, conhecido como Operação Warp Speed (OWS).
Estratégico
O arquipélago cobre uma área de apenas 459 quilômetros quadrados- cerca de um sexto do tamanho de Rhode Island , o menor estado dos EUA.
Esse tamanho pequeno coloca Palau em uma posição privilegiada para estar entre as primeiras nações a serem vacinadas contra a Covid-19, segundo o Ministro da Saúde, Ritter Udui.
“Temos sorte de estar em uma posição onde temos acesso às vacinas através do OWS, e nosso pequeno tamanho torna mais fácil para nós implantarmos o programa”, disse Udui.
Palau escolheu a vacina Moderna porque ela pode ser armazenada em uma geladeira comum, disse Udui.
No início, a ilha não tinha instalações para armazenar a vacina Pfizer em seus 70 graus Celsius negativos (94 graus Fahrenheit negativos).
Com informações da CNN Internacional

Menino de 3 anos é resgatado após 6 dias sob os escombros na Venezuela: “milagre”
Argentina x Cabo Verde: brasileiro já sabe para quem vai torcer; veja motivos
Pato salva galinha e carrega a ave nas costas em resgate emocionante na China; vídeo
Menina resgatada com sorriso do terremoto na Venezuela, fala pela 1a. vez e agradece; vídeo
Idosa reencontra irmão perdido após 73 anos graças ao LinkedIn; parente vivo mais próximo
Sorriso de menina resgatada do Terremoto na Venezuela vira símbolo de esperança: 30h no escuro
Casal que escalou o Empire State, fez protesto de paz e pedido de casamento, é conhecido na NetFlix
Cachorra segue casal por 7 km durante corrida e acaba adotada pela família; vídeo
Pai doa fígado, salva filho com doença rara e vai comemorar 1º aniversário da cirurgia
Ford recontrata engenheiros humanos após IA não atingir padrão de qualidade e volta a crescer
Justiça manda homem dividir prêmio da mega-sena com a companheira em SC