Manaus recebe vacinas de SP e oxigênio da Venezuela nesta 2ª feira

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Manaus recebe vacinas de SP e oxigênio da Venezuela nesta 2ª feira
Cilindros de oxigênio chegam nesta 2ª em Manaus - Foto: Raphael Alves / EFE

Mais ajuda chega a Manaus e outras cidades do Amazonas nesta segunda-feira, durante o colapso no sistema de saúde abarrotado de pacientes com Covid-19, após as festas de fim de ano.

A Venezuela enviou um carregamento com 107 mil metros cúbicos de oxigênio. As carretas, cada uma transportando cerca de 25 mil metros cúbicos, atravessaram a fronteira com o Brasil na tarde deste domingo e deverão chegar a Manaus nesta segunda-feira, 18.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, informou que os primeiros caminhões partiram no sábado da fábrica do SIDOR, em Puerto Ordaz, a 1.500 quilômetros de Manaus.

O governado Wilson Lima agradeceu:

“Esta é uma das cargas significativas de oxigênio chegando aqui no estado do Amazonas. Deve chegar até terça-feira, vinda do Distrito de Bolívar, na Venezuela, e é uma doação que está sendo feita pelo governador daquele estado, que também está vindo ao Amazonas para fazer essa entrega aqui. Isso vai contribuir significativamente para que haja uma estabilidade na nossa rede hospitalar, tanto na capital quanto no interior”, disse o governador do Amazonas.

Vacina

Outra boa notícia é que os trabalhadores da linha de frente do combate à Covid-19 receberão a vacina Coronavac, agora liberada pela Anvisa.

As vacinas chegam no mesmo dia em que serão entregues ao Ministério da Saúde parte das seis milhões de doses que o Instituto Butantan importou da China – tirando a quantidade a que SP tem direito.

O governador de São Paulo, João Doria, prometeu prioridade ao Amazonas, que vive a situação mais crítica no momento.

O governador amazonense, Wilson Lima chegou na capital paulista esta madrugada para uma espécie de recebimento simbólico de 50 mil doses oferecidas pelo governo do estado. Elas serão usadas para o início imediato da vacinação no Amazonas.

Wilson gravou um vídeo no Twitter e desmentiu fake News de que teria recusado as vacinas.

Assista:

Com informações do Metrópoles