10 dicas para evitar brigas de casal por causa de dinheiro nessa crise

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 10 dicas para evitar brigas de casal por causa de dinheiro nessa crise
Casal segurando os dedos - Foto: Tú Anh / Pixabay

“Nenhuma relação resiste a cobrador batendo na porta”. A frase popular é antiga. Mas e nesses dias de pandemia e desemprego, tem como evitar brigas de casal e separação por causa de dinheiro? Tem sim!

O educador financeiro Reinaldo Domingos ensina 10 dicas para evitar que as dificuldades financeiras – que geralmente são passageiras – estraguem a união entre duas pessoas que se gostam. (veja abaixo)

Presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin -, ele disse ao SóNoticiaBoa que “a primeira orientação em relação ao tratamento do dinheiro do casal é sempre muito diálogo, principalmente nesse período de crise, quando as pessoas estão mais nervosas […]

Nunca “jogue na cara” quem ganha mais e quem ganha menos.

“Quando se opta pelo casamento, é preciso não discriminar quem ganha mais ou menos. Trata-se de uma família e, neste caso, a receita deve ser pensada e somada para todos que dela participam. Assim, se deve definir um limite de gasto para cada um e fazer com que ele seja respeitado. Caso isso não ocorra, deverá ser motivo de diálogo”.

Reinaldo também orienta que o mais adequado é “construir um orçamento familiar baseado nos sonhos e objetivos da família, com regras financeiras a serem seguidas, como quem paga o quê”.

“É possível [também] ter uma conta conjunta para que esses compromissos sejam pagos. Porém, acredito que seja interessante avaliar a possibilidade de cada um ter sua conta corrente, definindo os limites, pois cada um pode ter seus próprios gastos”, disse.

E ponha os sonhos e desejos do casal acima da questão financeira.

“O segredo é colocar tudo na mesa, nunca esquecendo que o assunto mais importante a ser conversado não são as despesas, e sim os sonhos e desejos individuais e coletivos. É muito comum os sonhos serem deixados de lado, mas, acredite, esse é um erro capital de milhões de casais”, alertou Reinaldo Domingos.

E ele ensina a estabelecer três sonhos: “um curto (até um ano), médio (de um a dez) e longo prazo (acima de dez anos) -, todos acompanhados de informações básicas, como quanto custa e quanto será guardado mensalmente. Caso contrário, não serão sonhos, e sim verdadeiros pesadelos para o casal, podendo “esfriar o relacionamento”, lembrou.

E quando só um dos parceiros tem trabalho externo, ele lembra que é preciso se preocupar com a vida financeira a longo prazo, no caso a aposentadoria.

10 passos para evitar brigas por dinheiro

  1. Não fique comparando quem ganha mais ou menos.
  2. Faça reuniões frequentes para debater as finanças, mas em vez de tensão o momento tem que ser de projeção.
  3. Tenha diálogo e estabeleça junto com o parceiro(a) os limites de gastos para cada um.
  4. Defina quem paga cada uma das contas, caso não tenham conta conjunta.
  5. Faça um diagnóstico financeiro e, com os números reais da vida financeira, ajuste o padrão do casal dentro dessa lógica.
  6. Estabeleça sonhos de curto, médio e longo prazos, lembrando que é preciso ter objetivos coletivos e individuais.
  7. Se um dos parceiros fez alguma ação errada em relação ao dinheiro, esfrie a cabeça e converse depois que refletir sobre o ocorrido. Contudo, não finja que nada ocorreu, guardar pode causar “estouros” futuros.
  8. Se o parceiro for acomodado, é importante entender que cada um possui um estilo. Busque de um meio termo, com regras bem estabelecidas e não fique batendo sempre na mesma tecla.
  9. Se tiver filhos, é preciso incluí-los na conversa sobre dinheiro e chegar a um acordo sobre como será a educação deles em relação às finanças.
  10. Nas dificuldades é que vemos com quem realmente podemos contar. Em vez do distanciamento, busque ficar mais perto de quem você gosta

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa