Orangotango macho assume funções de mãe após ficar viúvo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Orangotango macho assume funções de mãe após ficar viúvo
Foto: Denver Zoo

Um orangotango macho da espécie Sumatra assumiu a função de mãe no zoológico de Denver, em Colorado, nos Estados Unidos.

No mês passado, Nias, a matriarca da família de orangotangos de Sumatra, morreu aos 32 anos. Nias teve uma parada cardíaca súbita por causa de uma doença degenerativa não detectada. Ela teve duas filhas: Hesty, que está com 10 anos, e Cerah, de 2.

Para a surpresa de todos no zoo, Berani, o pai, e companheiro dela, assumiu a função de mãe e começou a cuidar da filha mais nova.

Caso raro

O caso de Berani é uma exceção à regra.

“Na natureza, os machos orangotangos não são envolvidos com a sua prole. Ver Berani assumir o papel de “senhor mãe” é uma situação extremamente rara. E Cerah não poderia ter pedido um pai melhor”, afirmou a direção do zoológico.

Pai atento

“Berani é tão atencioso e protetor com ela (Cerah), ele vê todas as necessidades dela. Ele a carrega, a conforta e até a aconchega no peito quando ela vai dormir. Berani parece até tolerar Cerah mordiscando seu queixo!”, acrescentou.

Funcionários do zoo ainda afirmaram que Hesty também está assumindo sua parte como “irmãzona” de Cerah e brinca com ela ao longo do dia.

“Os três estão juntos e avançando”, contou um deles.

Fotos: Denver Zoo

Fotos: Denver Zoo

Berani e o bebê de 2 anos

Berani e o bebê de 2 anos

Com informações da Isto É e Inspire More