Projota dá aula antirracismo a Lucas: se combate com amor, não com ódio

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Projota dá aula antirracismo a Lucas: se combate com amor, não com ódio
Projota conversa com Lucas Penteado - Foto: reprodução / TV Globo

O cantor Projota deu uma aula de humanidade, empatia e antirracismo esta madrugada na TV. O rapper ensinou que racismo se combate com amor, não com ódio. E mostrou que em vez de cancelamento [tirar a pessoa da sua vida e redes sociais], o melhor caminho pode ser o acolhimento.

Foi o que ele fez. Teve uma longa conversa como o ator Lucas Penteado, que surtou durante o BBB21, da TV Globo e Projota deu um lição de vida e amor ao próximo, independentemente da cor. (vídeo abaixo)

Lucas chegou a propor a união das pessoas pretas para vencer as brancas lá dentro e também fez confusão com vários Brothers após uma festa regada a bebida alcoólica neste sábado, 30.  O ator alegou ter fingido estar alcoolizado para testar a fidelidade dos participantes do programa. Ele discutiu com vários colegas e pôs o dedo em riste, na cara de Projota.

Amor sim, ódio não

Mas Projota, em vez de isolar Lucas, como outros fizeram – por raiva das injustiças que o ator cometeu – decidiu ter uma conversa franca e ajudar o rapaz a repensar e a refletir sobre as besteiras que ele faz, pensa e diz.

“Eu me decepcionei muito com você. Por vários motivos das coisas que aconteceram aqui, mas me sinto responsável, na obrigação de vir falar com você. Porque sei da contribuição que meu trabalho teve na sua formação pessoal. Eu acredito nisso. A partir do momento que entrei por aquela porta, te vi, te dediquei meu amor. De graça. Ainda estou tentando entender as coisas que aconteceram aqui ontem. Não sei o que aconteceu com você. Quem está lá fora está vendo tudo, eu não. Agora, os relatos das pessoas sobre a forma como você agiu com elas são fortes […] relatos de crueldade, são relatos de atitudes maléficas, atitudes maquiavélicas, tá ligado? Manipulação”, disse Projota, que continuou:

Igualdade racial

“Você veio com uns papos tortos para cima de mim, mano. Veio falar que a gente tinha que fazer todo mundo ir embora, ficar só os pretos contra os brancos… Que horas isso, mano? Que horas no meu rap você entendeu isso? Eu sou filho de mulher branca, mano. Irmão de um homem branco e filho de um homem preto”, lembrou.

“Os caras [a direção do BBB] colocaram mais que o dobro de negros que já colocaram um dia este ano. E a primeira festa do bagulho é sobre o patrimônio africano. Se você não consegue ver isso como um grande passo para a igualdade que você estava tentando buscar de uma forma ridícula aqui…”, completou.

“Eu não sei o que as pessoas lá fora estão pensando, eu não posso dizer, eu não sou o juiz. Eu sou uma das pessoas aqui dentro que não concorda com as suas atitudes. Mais que eu não concordo, eu abomino as atitudes que você teve aqui ontem. […]

Quando você tomou essas atitudes, você sabia dos riscos. Você pegou o seu bagulho e falou: ‘Foda-se’. Seus sonhos, mano. Seus sonhos. Pensa em quantos moleques sonham em ter a oportunidade que você está tendo, mano”, afirmou.

Pagar terapia

Mesmo decepcionado, o cantor se ofereceu para pagar tratamento psicológico para Lucas, quando ele sair do programa.

Lucas começou a chorar e foi consolado pelo cantor: “Você foi hoje falar com a psicóloga. Te ajudou de alguma maneira?”, perguntou.

“Ajudou”, disse Lucas.

“Pois eu te falo, irmão… Se por acaso você não tiver essa grana, eu te pago uma psicóloga”, ofereceu o rapper, deixando o ator emocionado.

“Eu não sou seu juiz, eu só sou um homem. Um homem que eu sei que você admira”, disse Projota.

Depois de muito papo, Lucas caiu em si e se redimiu.

“Pela descrição que você me deu agora, eu consigo ver o que eu fiz. Vou refletir sobre o assunto. Mas espero, realmente, que você consiga ver que eu não fiz por mal. E mesmo assim sei que não importa o que eu queria fazer. Importa o que você sentiu, mas eu não sou uma pessoa ruim, disse o ator”.

Rede sociais

A atitude de Projota foi aplaudida nas redes sociais por anônimos e famosos.

A cantora Preta Gil escreveu:

“Projota, quanto amor você demonstrou agora! Você foi gigante no papo reto com afeto com Lucas. Tava assistindo a conversa do @projota com Lucas na madrugada e me emocionei, nem sempre a solução é o cancelamento e sim o acolhimento!!”.

Assista à conversa:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Preta Gil 🎤 (@pretagil)

Projota, rapper - Foto: reprodução / TV Globo

Projota, rapper – Foto: reprodução / TV Globo

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa