Laser ultrapreciso remove câncer sem afetar células saudáveis

Cientistas escoceses desenvolveram um sistema de laser ultrapreciso que derrete células com câncer sem danificar as células saudáveis.
O tratamento revolucionário – feito na Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo – dispara o laser em pulsos, cada um medindo cerca de um trilionésimo de segundo.
Os disparos atingem as células doentes, mas evita que o calor seja transferido para as vizinhas – um grande obstáculo em trabalhos anteriores no campo.
“Provamos em laboratório que nosso sistema de laser pode remover células cancerosas de uma forma que restringe os danos às células saudáveis ao redor – na largura de um fio de cabelo humano”, disse o professor Jonathan Shepherd, que liderou o projeto, à SkyNews.
A pesquisa na tecnologia do laser foi financiada com £ 1,2 milhão – quase R$ 8,6 milhões – pela bolsa do Conselho de Pesquisa em Ciências Físicas e Engenharia.
Tipos de câncer
O professor Jonathan Shepherd disse que eliminou com sucesso as células do câncer colorretal em testes de laboratório e agora pretende estender a outros tipos de câncer.
“Estamos ampliando nossa compreensão sobre o uso de lasers em cirurgia de câncer colorretal para aplicação clínica e trabalhando na adaptação para cânceres de cérebro, cabeça e pescoço, onde poderia ter enormes benefícios para os pacientes”, afirmou.
Quando
A previsão é de que o dispositivo esteja pronto para testes clínicos em três anos.
O próximo passo será incluir a pesquisa de um dispositivo baseado em fibra óptica, que pode atingir e matar células cancerosas três vezes menores do que as que o laser pode remover.

Aids: cientistas descobrem anticorpo que neutraliza 98% das variantes do HIV
Brasileiro é campeão mundial de Jiu-Jitsu nos Estados Unidos e traz mais 2 cinturões
Na hora H: policial salva mulher que escorregou e caiu no vão do trem; vídeo
Mulher encontra pai desaparecido após anúncio e descobre 11 irmãos
Novo teste de cocô detecta câncer de cólon com 90% de precisão
Cão pastor alemão encontra criança com frio perdida na floresta
Jovem que teve o carro soterrado e quase morreu no RS realiza sonho de se casar; vídeo
Maurício de Sousa faz 90 anos e tem homenagem linda no Cristo Redentor; vídeo
Príncipe William encanta o Brasil com carinho: joga vôlei na praia e faz gol no Maracanã; vídeo