Casas resistentes e baratas são construídas com casca de café: 25 mil reais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Casas resistentes e baratas são construídas com casca de café: 25 mil reais
Foto: Woodpecker

Uma construtora aproveita a produção recorde de café na Colômbia para produzir casas para a população de baixa renda.

A casa é feita de casca do grão de café. O produto está sendo transformado em materiais de construção leves, baratos e resistentes.

A construção tem custo de 4.500 dólares, aproximadamente de 25 mil reais.

Materiais

A Woodpecker, empresa sediada em Bogotá, testou outros materiais como fibra de arroz, folhas de palmeira, serragem e até plástico reciclado, mas acabou investindo na casca de café pela quantidade, resistência ao fogo e por ser repelente a insetos.

“Vimos que havia uma grande necessidade de um sistema de construção leve para habitação e salas de aula em locais rurais e isolados, onde os sistemas de construção tradicionais não podem ser usados ​​- como tijolos, cimento e concreto”, disse o CEO Alejandro Franco.

Os “kits de casa” pré-fabricados podem ser transportados em pequenos barcos, helicópteros, entre outros.

Cada kit tem estruturas de aço leves – que como o LEGO, podem se encaixar com o uso mínimo de ferramentas – e placas de casca de café, que podem ser fixadas nas estruturas de aço sem a necessidade de pregos e parafusos.

Furacão

A Woodpecker está no negócio há 10 anos e já construiu 2.500 casas com o material.

No ano passado, quando o furacão Iota chegou na Colômbia, na categoria 5, atingiu a ilha de Providence e destruiu mais de mil casas. Na época, a empresa doou duas casas completas para o exército atender a comunidade.

“O sistema funcionou perfeitamente considerando que não havia fornecimento de energia, o solo estava lamacento, o aeroporto danificado, sem comida… todos os problemas que você possa imaginar”, disse ele.

Depois disso a iniciativa ganhou corpo.

“Achamos que nossas casas são uma excelente solução para a crise imobiliária”, concluiu Alejandro Franco.

Fotos: Woodpecker

Fotos: Woodpecker

Com informações do GNN