Artista transforma armas da guerra em instrumentos musicais

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Artista transforma armas da guerra em instrumentos musicais
Foto: reprodução instagram

Um artista sérvio, chamado Nikola Macura, está transformando armas usadas na guerra em instrumentos musicais. O escultor defende que “o feio” pode se tornar “algo belo”.

“As armas estão ao nosso redor. Estamos tão cercados pela destruição que não percebemos mais ”, disse Nikola, que também trabalha como professor assistente na Novi Sad Academy of Arts, na Sérvia.

Ele cresceu na época em que a Sérvia estava no auge do conflito com a ex-Iugoslávia – Bósnia-Hezergovina, que deixou uma quantidade enorme de ferro-velho no país: desde capacetes e rifles até outros objetos destruídos.

Determinado a transformá-los em instrumentos adoráveis, Nikola visitou diferentes ferros-velhos militares para coletar armas antigas.

Ele testou cada pedaço de metal para ver que tipo de som era capaz de fazer, e então levou os que tinham potencial para transformação. E a mágica aconteceu.

Instrumentos de armas

Ele transformou um velho balde do exército e uma bazuca em um violoncelo funcional e criou um violino com um kit de primeiros socorros.

Sua iniciativa foi chamada de “From Noise to Sound” – do barulho ao som – está ganhando força.

Orquestra de veteranos

Agora, Nikola quer criar uma orquestra inteira com equipamentos antigo e, em seguida, ter veteranos de guerra tocando os instrumentos.

A orquestra viajaria por toda a região como um símbolo visual de transformar destruição em criação.

“Meu objetivo é oferecer às pessoas que participaram da guerra uma chance de utilizar as armas que usaram para travar uma luta para criar música”, acrescentou Nikola.

O brilhante escultor está trabalhando atualmente com um tanque do exército, na esperança de transformá-lo em um enorme tambor que será tocado por cinco percussionistas.

Ele planeja pintar o tanque de rosa brilhante apenas por diversão!

Fotos: Instagram

Fotos: Instagram

Veja Nikola tocando um destes instrumentos:

Com informações do Inspire More