Novo ônibus limpa o ar enquanto viaja pela cidade

Um projeto piloto denominado “Purifygo” ou “Purify and Go”- purifica e anda – já está funcionando em Ancona, na Itália.
4 ônibus estão rodando pela cidade. Eles filtram e limpam o ar enquanto viajam no trajeto Ancona-Jesi.
A ideia é reduzir o nível de poluição e partículas finas no ar por meio do ônibus chamado “smog-eating”- “devorador de fumaça”.
O ônibus foi desenvolvido pela empresa de transporte público Conerobus, em colaboração com a Universidade Sapienza de Roma, a Ansaldo Trasporti e Agt Engenharia, com financiamento da Região de Marche.
É o primeiro modelo na Itália e o segundo na Europa.
Ele é equipado com um sistema de filtragem que analisa os níveis de particulas e poeira fina presentes no ar e os captura, purificando o ar e reduzindo a poluição atmosférica.
Capacidade
O sistema é capaz de filtrar 486 mil litros de ar por hora.
Estima-se que ao final dos três primeiros meses de testes, os ônibus terão filtrado 4,2 bilhões de litros de ar, além de coletar informações importantes sobre os diferentes níveis de poluição nas áreas percorridas.
Os dados coletados pelos diferentes filtros dos diversos ônibus serão analisados pela Universidade La Sapienza de Roma.
Laser
Filippo Ugolini, presidente da Agt Engineerin explicou que também será desenvolvido um sistema de laser a bordo dos ônibus.
Isso vai permitir o monitoramento da região e o envio imediato dos dados sobre a poluição detectada em campo.
A experiência foi apresentada no Palazzo Raffaello durante uma conferência de imprensa e o prefeito da Região de Marche, Francesco Acquaroli.
“Queremos acabar com o mito de que o transporte público local polui. Em Ancona existe uma tradição muito forte de mobilidade suave e sustentável. Decidimos, portanto, experimentar aqui esta iniciativa que esperamos, venha a ser uma boa prática regional e nacional ”.
A ideia é estender o projeto para mais cidades italianas.
“A qualidade do meio ambiente é um dos principais objetivos a serem perseguidos na Itália e na Europa”, concluiu Acquaroli.
Com informações do Pozitizie

População de baleias-jubarte cresce 27 vezes no Brasil após proibição de caça comercial
Professor transforma escola com 150 mil tampinhas e faz mural gigante com alunos no PR; vídeo
Fotógrafo registra pássaro com as cores do Brasil e vídeo alcança 6 milhões de visualizações
Nasce bebê do casal que vive em ilha isolada: com 6 meses ela entra na aventura; vídeo
Planta rara volta à natureza depois de ficar à beira da extinção e anima ambientalistas
Empresa troca cortadores de grama por ovelhas e conquista clientes; em paz e sustentável
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo