Calvície: japoneses regeneram cabelos com células-tronco

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Calvície: japoneses regeneram cabelos com células-tronco
Foto: Interesting Engineering

Esperança contra a calvície. Pesquisadores japoneses conseguiram fazer uma regeneração contínua de cabelos a partir de células-tronco do folículo piloso. Ou seja, ele nasce, cresce, morre e nasce novamente. (foto abaixo)

Makoto Takeo e seus colegas de equipe do Instituto RIKEN identificaram uma população crítica de células-tronco do folículo capilar na pele e então desenvolveram uma fórmula para a regeneração cíclica do cabelo em laboratório.

Não é a primeira vez que cientistas conseguem cultivar cabelo humano a partir de células-tronco, mas é a primeira vez que o cabelo fruto da engenharia genética se renova, seguindo todos os ciclos de vida e morte do cabelo natural. O estudo foi publicado na revista científica Nature no último dia 10.

Como

Os cientistas coletaram pelos e células do bigode de camundongos e os cultivaram em laboratório com outros “ingredientes” biológicos.

Takeo testou 220 combinações de substâncias, até obter uma combinação de um tipo de colágeno com cinco fatores, que ele chamou de “meio de cultura NFFSE” – o meio NFFSE levou à maior taxa de multiplicação de células-tronco num menor período de tempo.

Um tratamento de regeneração capilar bem-sucedido deve produzir cabelos que passem por todos os ciclos, no qual o pelo cresce, cai e cresce novamente. E foi isso que eles conseguiram.

O crescimento ocorre na fase anágena e o cabelo cai na fase telógena.

Cabelos nascem normalmente

Para testar se as células-tronco cultivadas no meio NFFSE produziam cabelos que de fato crescem em ciclos, os pesquisadores observaram os fios regenerados por várias semanas.

Eles constataram que 81% dos folículos capilares gerados no meio NFFSE passaram por pelo menos três ciclos capilares e produziram cabelos normais.

Em contraste, 79% dos folículos cultivados no meio padrão, usado por outros pesquisadores, produziram apenas um ciclo capilar.

Tratamento definitivo

Os testes pré-clínicos de segurança animal usando essas células cultivadas foram concluídos em 2019. A próxima etapa do processo são os ensaios clínicos, que vão abrir caminho para um tratamento definitivo contra a calvície.

“Nosso sistema de cultura estabelece um método para regeneração cíclica de folículos capilares a partir de células-tronco de folículos capilares e ajudará a tornar a terapia de regeneração de folículos capilares uma realidade em um futuro próximo,” afirmou o professor Takashi Tsuji.

Não é apenas um cabelo artificial que cresce: Ele cresce, morre e renasce. Foto: Makoto Takeo

Não é apenas um cabelo artificial que cresce: Ele cresce, morre e renasce. Foto: Makoto Takeo

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa – Com informações do Diário da Saúde e Nature