Voluntários plantam e colhem alimentos no Jardim Botânico de Santos

Projeto
Projeto "Quem planta, Colhe", no Jardim Botânico de Santos. - Foto: Prefeitura de Santos

Essa é daquelas notícias que enchem a gente de orgulho! O Jardim Botânico de Santos, no litoral de São Paulo, criou um projeto muito bacana que tem ajudado a população de várias formas.

Eles estão incentivando a agricultura através do ‘Quem Planta, Colhe’ para aproveitar o espaço, cultivar hortaliças e plantas ornamentais e, posteriormente, distribuir os alimentos aos voluntários e cooperativas de catadores.

O programa usa canteiros ociosos do jardim e promove uma revitalização, para dar nova utilidade ao espaço.

O melhor de tudo é que os primeiros voluntários já estão sendo beneficiados com as primeiras colheitas.

Canteiros viram salas de aula

Victor Nagib, chefe da Seção de Educação Ambiental do parque, explicou que a ideia é gerar alimentos saudáveis para os voluntários com um propósito ecológico.

“As pessoas que participam do projeto aprendem sobre agricultura urbana, compostagem, fazem plantio de hortaliças e algumas plantas ornamentais”.

A fisioterapeuta aquática Maria Cecília do Amaral Marques, de 56 anos, é uma das voluntárias do programa e diz que os encontros funcionam como uma terapia para ela.

“Mexer na terra é muito gratificante, uma troca de energia. A iniciativa é muito boa, pois muitas pessoas estão em casa sem fazer nada. Aqui a gente sai da rotina e faz uma coisa diferente pelo menos uma vez por semana. Eu, na verdade, acabo vindo mais vezes, pois molho a horta”, disse.

Como participar

O ‘Quem Planta, Colhe’ ocorre às terças, das 14h às 17h.

Para se inscrever, é preciso ir ao Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/n°, Bom Retiro), das 8h às 19h, na Seção de Educação Ambiental.

Lá será aberto um processo e o voluntário precisará assinar termo de compromisso. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável.

Inicialmente, por causa da pandemia, somente 20 vagas foram disponibilizadas, para evitar aglomerações.

Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana que fica dentro do Jardim Botânico de Santos. - Foto: Prefeitura de Santos
Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana que fica dentro do Jardim Botânico de Santos. – Foto: Prefeitura de Santos
O “Quem Planta Colhe”, revitaliza os canteiros do Jardim Botânico. - Foto: Prefeitura de Santos
O “Quem Planta Colhe”, revitaliza os canteiros do Jardim Botânico. – Foto: Prefeitura de Santos
Projeto "Quem planta, Colhe", no Jardim Botânico de Santos. - Foto: Prefeitura de Santos
Projeto “Quem planta, Colhe”, no Jardim Botânico de Santos. – Foto: Prefeitura de Santos

Por Monique de Carvalho, da Redação do Só Notícia Boa – Com informações da Prefeitura de Santos.